Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
11 de junho de 2012
|
13:36

Bolívia aguarda confirmação oficial do Itamaraty sobre asilo a senador da oposição

Por
Sul 21
[email protected]
APG / arquivo
Brasil já confirmou extraoficialmente concessão de asilo a senador | Foto: APG / arquivo

Da Redação

O ministro adjunto dos Negócios Estrangeiros da Bolívia, Juan Carlos Alurralde, disse no domingo (10) que o governo de seu país ainda não foi notificado oficialmente sobre a concessão de asilo para o senador Roger Pinto Molina, de 52 anos, líder da oposição no Congresso. O diplomata assegurou que também não há informações sobre o salvo-conduto do parlamentar – o documento deve ser emitido pelo Brasil para que o senador possa transitar pelo território brasileiro.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bolívia tomou conhecimento do comunicado do ministério brasileiro das Relações Exteriores, mas não por meio formal, por declaração ou representação”, disse o vice-chanceler boliviano.

Leia mais:
– Processos contra senador boliviano continuarão, apesar de asilo concedido pelo Brasil.

No último dia 8, o Ministério das Relações Exteriores informou sobre a autorização de concessão a Molina, que desde o dia 28 estava abrigado na Embaixada do Brasil em La Paz. O senador diz que é perseguido politicamente pelo governo do presidente Evo Morales.

Molina alega que sua atuação em defesa dos direitos humanos gerou a perseguição política, mas o governo Morales nega a acusação. Ontem, o vice-chanceler reiterou que o senador está envolvido em mais de 14 processos criminais referentes a corrupção e a desvios de recursos públicos. Ex-governador do departamento de Pando, na fronteira com o Brasil, Molina é acusado por autoridades locais de irregularidades.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes, disse há três dias que ainda não há data nem locais definidos para a chegada do senador, caso o pedido de salvo-conduto seja aceito.

Com informações da Agência Brasil e da Agência Boliviana de Notícias. 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora