Geral
|
10 de maio de 2012
|
06:33

Sul21, dois anos de existência

Por
Sul 21
[email protected]

Hoje o Sul21 completa o seu segundo aniversário. Superamos a barreira dos dois primeiros anos de existência, considerada a mais crítica pelos estudiosos da sobrevivência empresarial. Enfrentamos dificuldades, como todo empreendimento novo, principalmente na área das comunicações e da informação, mas podemos afirmar, com convicção, que nos afirmamos como um veículo merecedor da credibilidade dos leitores.

Prova do reconhecimento alcançado pelo Sul21 neste curto período de existência são os dois prêmios que recebemos durante o ano de 2011: o de Contribuição Especial à Comunicação, conferido pela Associação Riograndense de Jornalismo – ARI – e pelo Banrisul, e o do Coletiva.Net, como o quarto site de notícias mais lembrado pelos gaúchos, atrás apenas do G1, do Terra, do ZeroHora.com, portais de grandes empresas e que possuem muitos anos de existência.

Além dos prêmios oficiais, o Sul21 conquistou também leitores assíduos. Sem falsa modéstia, podemos afirmar que o crescimento de nossa taxa de acessos tem sido admirável. De acordo com os registros do GoogleAnalytics (um site do grupo Google para a medição de acessos e visualizações de páginas na internet), o Sul21 obteve um crescimento de 208% no total de visitantes e de 122% no total de visualizações de páginas durante o segundo ano de sua existência sobre os totais registrados durante o primeiro ano.

Segundo os registros efetuados pela mesma fonte, o crescimento do número de leitores do Sul21 tem sido consistente e contínuo e, além disso, o ritmo deste crescimento vem se acentuando a cada mês. Durante os quatro primeiros meses do corrente ano, ou seja, de 01 de janeiro a 30 de abril de 2012, a ampliação do número de visitas ao Sul21 foi de 61%, sendo que no último mês o incremento registrado foi de 34% frente ao mês anterior.

Atribuímos nosso crescimento à independência, à criticidade, à qualidade da cobertura jornalística e das análises realizadas pelo Sul21. Somos um veículo posicionado e não escondemos nossas opções, pois entendemos que não existe neutralidade política. Por este motivo, em respeito aos nossos leitores e para possibilitar que eles analisem criticamente nossas matérias, declaramos claramente as posições que assumimos a cada momento. Temos compromisso com o jornalismo objetivo e entendemos que ele se faz por meio da exposição criteriosa de todos os ângulos das questões abordadas, do incentivo ao contraditório e do respeito às diferenças, sejam elas de opinião ou de comportamento.

A imensa maioria de nossos leitores reconhece e aprova nossos procedimentos. De acordo com as respostas colhidas na pesquisa que realizamos com nossos leitores durante o mês de dezembro de 2011, 74% classificaram o Sul21 como um site de centro-esquerda, 60% consideraram que não nos alinhamos com governos ou partidos políticos e 77% nos qualificam como um jornal democrático.

Sem elitismo, podemos afirmar que o Sul21 possui leitores diferenciados e que detêm significativo poder de influência nos setores em que atuam. Parcela expressiva deles tem atuação pública, nos meios políticos, sindicais e sociais. De acordo com os dados colhidos na pesquisa acima mencionada, 50% dos que acessam nosso site têm idade entre 18 e 34 anos; 82% têm escolaridade de nível universitário, sendo que 29% são também pós-graduados, tendo cursado especialização, mestrado e/ou doutorado; 68% situam-se nas classes de renda A e B, distribuindo-se de modo rigorosamente igual por estes dois segmentos, tal como definidos pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP).

Por todos estes motivos, muito nos honra o crescimento que conquistamos e o reconhecimento que obtivemos ao longo destes dois primeiros anos de existência. Nosso esforço será o de continuar crescendo e merecendo a confiança que nos foi conferida até hoje. Temos certeza de que o Sul21 já é uma referência no cenário político e jornalístico do Rio Grande do Sul. Devemos isto aos nossos leitores e àqueles que anunciaram em nossas páginas e que, assim, tornaram possível a viabilização de nosso empreendimento. A todos, nosso muito obrigado e nosso compromisso de continuar fazendo o melhor que pudermos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora