Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
1 de maio de 2012
|
17:03

Na Bolívia, Morales nacionaliza companhia de eletricidade espanhola

Por
Sul 21
[email protected]
Evo Morales fecha acordo com lideranças indígenas | Foto: Flickr/ Erprofe
| Foto: Flickr/ Erprofe

Da Redação

Em homenagem ao Dia do Trabalhador, o presidente da Bolívia, Evo Morales, nacionalizou nesta terça-feira (1) a empresa Transportadora de Eletricidade (TDE), uma filial da Rede Elétrica Internacional da Espanha.

“Como justa homenagem aos trabalhadores e ao povo boliviano que tem lutado pela recuperação dos recursos naturais e dos serviços básicos, nacionalizamos a Transportadora de Eletricidade”, discursou Morales em um ato do Dia do Trabalho no Palácio Quemado em La Paz.

De acordo com Morales, as ações da empresa passarão a ser administradas pela ENDE (Empresa Nacional de Eletrificação), representante do Estado Plurinacional.

A TDE foi fundada em 1997 e possui 73% das linhas de transmissão, segundo sua página oficial na internet na Bolívia. Cerca de 99,94% de seu capital estava em mãos da Rede Elétrica Internacional e 0,06% pertencia aos trabalhadores da empresa.

Morales tomou a medida em meio a protestos de sindicatos, que exigem um reposição salarial superior aos 8% oferecidos pelo governo. Ele já realizou outras nacionalizações no Dia do Trabalho desde que chegou ao poder em janeiro de 2006.

A nacionalização na Bolívia ocorre pouco tempo depois de a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciar a expropriação da petroleira YPF, que era controlada pela espanhola Repsol.

Na última quarta (25), o Senado argentino aprovou por grande maioria o projeto de lei que retira as ações da companhia espanhola. A iniciativa, que passou à Câmara dos Deputados, foi aprovada por 63 votos a favor e três contra, além de quatro abstenções, após cerca de 15 horas de debate.

Com informações da Efe


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora