Noticias|Últimas Notícias>Política
|
24 de maio de 2012
|
17:00

Manuela D’Ávila lidera pesquisa do Instituto Methodus em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

O Instituto Methodus divulgou nesta quinta-feira (24) uma nova pesquisa sobre o cenário eleitoral em Porto Alegre. No primeiro cenário estimulado, a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) lidera com 41,3% das intenções de voto, contra 28,7% do prefeito José Fortunati (PDT). O deputado estadual Paulo Borges (DEM) ficou em terceiro lugar, com 9,2%, à frente do petista Adão Villaverde, com 5,7%. Em seguida vieram Nelson Marchezan Júnior (PSDB), com 3,9%, e Roberto Robaina (PSOL), com 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de maio, com uma amostra de 1,2 mil entrevistados de ambos os sexos e idade igual ou superior a 18 anos, de diversas classes sociais e residentes na Capital. A margem de erro da pesquisa é de 3,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos no total da amostra.

A pesquisa também apurou o índice de rejeição dos candidatos. De acordo com o instituto, Villaverde lidera nesse quesito, com 24,3%, à frente de Érico Correa (PSTU), com 19,2%. Logo em seguida, figuram Robaina, com 19,1%, Marchezan, com 17,8% e o ex-secretário de Segurança Pública do Estado, José Francisco Mallmann (PHS), com 16,8%. Manuela D’Ávila aprece com uma rejeição de 16,1%, seguida por Paulo Borges, com 15,3%, e por Fortunati, com 12,9%.

– Confira o relatório completo da pesquisa divulgada pelo Instituto Methodus. 

Essa é a quinta pesquisa de intenção de voto sobre o quadro eleitoral em Porto Alegre divulgada até esta quinta-feira. A primeira pesquisa foi feita pelo Instituto Kepeler a pedido do Sul21. No primeiro cenário estimulado, Manuela D’Ávila liderava com 30,2% e José Fortunati estava com 28,2%. Adão Villaverde aparecia em quarto lugar, com 5,7%, atrás de Nelson Marchezan Júnior, que tinha 6,5%.

A segunda pesquisa foi feita pelo Instituto Methodus a pedido do jornal Correio do Povo. No primeiro cenário estimulado, Fortunati liderava com 33,5% e Manuela aparecia logo abaixo, com 31,3%. Adão Villaverde apresentava 10% das intenções de voto.

A terceira pesquisa foi divulgada pelo jornal Zero Hora e realizada pelo Ibope. No primeiro cenário estimulado, Manuela liderava com 37% e Fortunati vinha atrás com 28%. Villaverde aparecia em quinto lugar, com apenas 2%, atrás de Paulo Borges (6%) e Ibsen Pinheiro (4%). Essa pesquisa optou por não mostrar o partido político ao lado do nome dos candidatos.

A quarta pesquisa foi divulgada no início de maio pela revista Voto e foi elaborada pela Vox Populi. No primeiro cenário estimulado, Fortunati lidera com 38%, Manuela aparece com 31% e Villaverde fica em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora