Noticias|Últimas Notícias>Política
|
18 de maio de 2012
|
18:43

Dilma Rousseff vai doar indenização recebida por tortura na ditadura

Por
Sul 21
[email protected]
Antônio Cruz / ABr
“O Brasil não pode ficar sem a totalidade da sua história", disse Dilma Rousseff durante instalação da Comissão da Verdade | Foto: Antônio Cruz / ABr

Da Redação

A presidenta Dilma Rousseff receberá indenização de R$ 20 mil do governo do Rio de Janeiro por ter sido interrogada e torturada no estado durante a ditadura militar. O valor, que deve ser pago até o fim de junho, será doado para o Grupo Tortura Nunca Mais. As informações foram prestadas nesta sexta-feira pelo porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann.

Leia mais:
– “Brasil tem encontro marcado consigo mesmo”, diz Dilma ao instalar Comissão da Verdade

Dilma Rousseff é uma das cerca de 120 pessoas que tiveram os processos aprovados pela comissão especial que analisa casos relacionados à ditadura no estado, mas que ainda não receberam a indenização do governo fluminense. De acordo com a Secretaria de Assistência Social do Rio de Janeiro, um total de 895 pessoas foram reconhecidas como vítimas do regime militar no estado.

O Tortura Nunca Mais, que vai receber o valor da indenização da presidente, foi fundado em 1985 por ex-presos políticos que passaram por tortura durante o regime militar. Conta também com a participação de familiares de mortos e desaparecidos políticos. O grupo atua na defesa dos direitos humanos e na luta pelo esclarecimento das circunstâncias de morte e desaparecimento de militantes políticos.

Dilma Rousseff participou da militância política contra o regime militar, foi presa em 1970 e ficou dois anos e meio na prisão – a maior parte do tempo no Presídio Tiradentes, em São Paulo.

No começo desta semana, Dilma Rousseff deu posse aos sete nomes que integrarão a Comissão da Verdade, encarregada de apurar os abusos contra os direitos humanos cometidos entre 1946 e 1988, com foco no período que abrange a ditadura militar. “O Brasil não pode ficar sem a totalidade da sua história. A ignorância não é pacífica. A sombra e a mentira não são capazes de prover a concórdia”, discursou na ocasião, acrescentando que “nas sombras somos todos privados da verdade, mas não é justo que continuemos apartados dela durante o dia”.

Com informações de Agência Brasil e G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora