Noticias|Últimas Notícias>Política
|
18 de maio de 2012
|
19:15

Em nota, clubes das Forças Armadas comentam sobre Comissão da Verdade

Por
Sul 21
[email protected]
Presidente instalou Comissão da Verdade na quarta-feira (16) | Roberto Stuckert Filho/PR

Da Redação

Os clubes das três Forças Armadas divulgaram nesta quinta-feira (17) uma nota em conjunto sobre a Comissão da Verdade, na qual deixam claro o desejo de que o colegiado instalado na quarta-feira (16) investigue os abusos cometidos por militantes de esquerda que pegaram em armas contra a ditadura.

O texto ainda critica o tratamento dado pelo Estado aos sobreviventes das guerrilhas ou a seus familiares. “Às famílias dos antigos militantes tudo é concedido. Honrarias, pensões, indenizações, etc”, lamenta o comunicado, acrescentando que as famílias de militares mortos estão “abandonadas”.

Confira abaixo a íntegra da nota:

A instalação da Comissão Nacional da Verdade, na data de ontem, em cerimônia tornada pública pela impressa falada e escrita, permitiu ao povo brasileiro compartilhar da emoção com o sofrimento das famílias dos desaparecidos que participaram de ações em decorrência de ideais que abraçavam.

Pela presente vimos também, por razões humanitárias e de justiça, lamentar em nome das famílias daqueles que, em defesa do Estado Nacional e no cumprimento de deveres que lhes haviam sido legitimamente atribuídos, foram vitimados por atentados dos quais participaram, ativa ou passivamente, alguns dos desaparecidos ontem lamentados.

Cabe lembrar que aquelas famílias sentem a mesma imensa dor, a qual se agrega o sofrimento de se verem totalmente desamparadas e ignoradas pelo Estado, enquanto que às famílias dos antigos militantes tudo é concedido. Honrarias, pensões, indenizações, etc…

O respeito aos termos legais que regem a Comissão Nacional da Verdade nos permite lembrar que o restabelecimento da História Nacional, no período indicado, deve ser completo, dando real significado a fatos históricos que tem, necessariamente, causa, meio e fim, sem qualquer outro objetivo que não seja revelar a verdade dos lados.

Assim, ouvir e registrar o que ex-agentes do Estado bem como ex-militantes revelarem sobre atos em apreciação da Comissão, é imperioso.

Dentro destes princípios estamos certos de que a História do nosso País poderá ser enriquecida com Verdades, hoje distorcidas por versões e meias verdades, no mais das vezes destinadas a iludir as novas gerações a quem nos cabe legar um passado adequadamente descrito e que sirva de exemplo para o futuro.

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2012.

Ricardo A. da Veiga Cabral
Vice-Almirante
Presidente do Clube Naval

Renato C. Tibau da Costa
General-de-Exercito
Presidente do Clube Militar

Carlos de A. Baptista
Tenente – Brigadeiro – do- Ar
Presidente do Clube de Aeronáutica


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora