Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
22 de abril de 2012
|
22:37

Socialista Hollande e Sarkozy disputam 2º turno na França

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Com 80% dos votos apurados, a eleição presidencial na França se encaminha para o segundo turno. O socialista François Hollande conquistou neste domingo (22) o primeiro turno, marcado pelo índice surpreendente de votos conquistados pela candidata da extrema-direita, Marine Le Pen – em torno de 20% – segundo as pesquisas. Hollande e Sarkozy vão disputar o segundo turno em 6 de maio.

Segundo duas pesquisas realizadas na noite eleitoral pelos institutos Ipsos e Ifop, François Hollande vencerá a eleição presidencial com 54% ou 54,5% dos votos contra 46% ou 45,5% de Nicolas Sarkozy.
“Estou confiante”, declarou o vencedor do primeiro turno, considerando-se “candidato da união” e “aquele em melhor posição para se tornar o próximo presidente da República”. “A Frente Nacional nunca tinha chegado a um nível como este”, afirmou. “É um novo sinal que aparece de repente diante de meus olhos”.

O atual presidente também manifestou sua “confiança”, propondo “três debates” com seu adversário, “sobre questões econômicas e sociais, de sociedade e temas internacionais”. François Hollande já recusou, afirmando querer apenas um debate, como é a tradição na França.

A candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, ficou em terceiro, com perto de 20% dos votos, segundo as estimativas, seguida pelo representante da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon (de 11,1% a 11,7%), e pelo centrista François Bayrou (de 8,8% a 9%).

Informações do G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora