Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
2 de abril de 2012
|
18:30

Prefeitura de Porto Alegre inicia obras da ciclofaixa da avenida Icaraí

Por
Sul 21
[email protected]

"A cidade e a prefeitura estão dedicadas em transformar a bicicleta numa alternativa de transporte", garante Capellari | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Da Redação

A prefeitura e a EPTC, iniciam nesta segunda-feira (2), as obras da ciclofaixa da avenida Icaraí. Ao todo, ela terá 1,7 km de extensão, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar, no sentido bairro-centro, localizada ao lado direito da via, junto ao meio-fio e segregada por tachões. O asfalto será pintado na cor vermelha e receberá sinalização horizontal específica para quem utiliza a bicicleta para deslocamentos.

O coordenador dos projetos de mobilidade da EPTC, arquiteto Régulo Ferrari, salienta que o projeto é a primeira ciclofaixa implantada em uma via arterial da cidade. A experiência deverá receber aperfeiçoamentos para ser implantada em outras ruas da cidade.

Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o projeto da ciclofaixa da Icaraí foi elaborado para realizar a integração com a ciclovia da Diário de Notícias e, futuramente, com a da avenida Tronco, criando uma rede de ciclovias. “Porto Alegre abraçou a cultura da bicicleta. A cidade e a prefeitura estão dedicadas em transformar a bicicleta numa alternativa de transporte. Os debates prosseguem e nós estamos trabalhando para implantar, a cada dia, novas ciclovias e ciclofaixas”, afirmou.

Entretanto, apesar da implantação da ciclofaixa, o número de faixas para os veículos automotores seguirá o mesmo, assim como as vagas para estacionamento ao longo da avenida. Em alguns trechos, onde há permissão de embarque e desembarque, carga e descarga ou pontos de parada de ônibus, serão criados recuos viários, onde os ciclistas deverão aguardar as ações dos condutores na ciclofaixa.

Com informações da PMPA


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora