Opinião
|
9 de abril de 2012
|
12:04

O aniversário que veio a calhar

Por
Sul 21
[email protected]

Por Rafaela Barboza

Semana passada, Porto Alegre fez 240 anos. Anos esses que geraram uma semana inteira de comemorações. Há tanto tempo nossa cidade não tinha tantos shows, peças de teatro e uma programação cultural tão rica. Sim, muito tempo, inclusive nos dois últimos anos da administração Fortunati.

A semana de aniversário começou com o grandioso show da Maria Rita, cantando as mais belas e famosas músicas de sua mãe. Mas esse show foi pago por quem? Pela Nívea que também em uma jogada de marketing trouxe o primeiro show da cantora a cidade natal da saudosa Elis ou pela Prefeitura Municipal? Acho que o máximo que a Prefeitura pagou, foram os banheiros químicos disponíveis no Anfiteatro.

No domingo, diversos artistas se apresentaram em praças e parques da capital. Compareci em uma dessas apresentações na Praça Moab Caldas, Vila Cruzeiro. Uma realidade completamente diferente da que muitos estão acostumados. Mas uma cena belíssima, com crianças, idosos, jovens e adultos, em um ambiente totalmente familiar, tendo o seu momento de lazer e cultura.Momento esse que muitos não estão acostumados a ter. Mas o aniversário da cidade proporcionou esses momentos privilegiados a essas pessoas. Mas ai pergunto: “melhor ter apenas por apenas um dia esse privilégio, devido as circunstâncias momentâneas, ou não ter nunca, já que as chances de terem novamente são minímas. Mas isso leva a pensar que tal oportunidade satisfaz a parte da população contemplada, quando na verdade eles deveriam reivindicar que mais ações como essa venham a acontecer em seus bairros e não só na semana de aniversário de Porto Alegre, em ano eleitoral, ou nos dois.

Ano eleitoral, agora chegamos no ponto. Como já disse antes, há muito tempo que Porto Alegre não se via tão movimentada culturalmente. E dentre outros, chegamos a minha última parada cultural, o show da Banda Chimarruts.

O Gasômetro estava lotado. Um belo final de tarde, com o tradicional pôr-do-sol. Quando cheguei uma dupla de cantores animava a festa. Também tinha o “animador” do show, que me fez perder as contas de quantas vezes ele falou que era uma realização da Prefeitura Municipal, citando o Prefeito José Fortunati e da Secretaria de Juventude, citando o Secretário Luizinho. Mas ele não deveria falar que era realização da Prefeitura e da Secretaria e só? Mas não, o tal “animador” não parava de exaltar tais nomes. Isso não seria ANTECIPAÇÃO DE CAMPANHA? Em ano eleitoral, fazer uma semana inteira de atividades culturais, em mais de 60 pontos da cidade, para pessoas que quase nunca tem acesso a eventos como esse, citar o nome das autoridades? E o ano que vem como será a semana de aniversário de Porto Alegre (se é que haverá) caso o Prefeito Fortunati se eleja? Será que ele lembrará daqueles que não tem condições financeiras ou como se deslocar para às áreas de comemorações ou será que foi somente esse ano que veio a calhar inclui-los na comemoração, visando as eleições? Será que foi erro do “animador” em citar insistentemente o nome do Prefeito, para que não soubéssemos que foi ele quem realizou?

Bom, pelo menos nesse ano, a aniversariante fez muitas pessoas felizes, podendo desfrutar por bem ou mal, daquilo que merecemos sempre.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora