Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
9 de abril de 2012
|
19:30

Fidel ironiza ausência de Cuba em Cúpula das Américas

Por
Sul 21
[email protected]

Ele afirmou que considera um paradoxo proibir a presença da delegação cubana e, ao mesmo tempo, permitir o uso das guayaberas, como são conhecidas as camisas tropicais caribenhas | Foto: Roberto Chile/ Cubadebate

Da Redação

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro comentou nesta segunda-feira (9) em suas tradicionais Reflexões, divulgadas pela imprensa cubana, a exclusão de seu país da 6ª Cúpula das Américas. Fidel riu da situação e afirmou que considera um paradoxo proibir a presença da delegação cubana e, ao mesmo tempo, permitir o uso das guayaberas, como são conhecidas as camisas tropicais caribenhas. A vestimenta é originária do Rio Yayabo, em Cuba, e, por isso, um dos símbolos da cultura cubana.

Guayabera é uma vestimenta originária do Rio Yayabo, em Cuba, e, por isso, um dos símbolos da cultura cubana | Foto: Reprodução

Recentemente, a imprensa mundial divulgou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, usará uma guayabera no encontro continental que ocorrerá na cidade colombiana de Cartagena das Índias. “O curioso é que Cuba está proibida nesta reunião; mas as guayaberas, não. Quem pode aguentar a risada?”, escreveu Fidel.

O ex-líder também comentou a visita que a presidente Dilma Rousseff realiza nesta segunda-feira a Washington e disse que sua presença “servirá para que Obama se convença” de que a “América Latina está longe de ser um coro de países exigindo esmolas”.

Ele ainda criticou o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, que se opôs à participação do Estado cubano na Cúpula das Américas, e atestou que os yanques impõem prejuízos ao povo canadense com a exploração de petróleo por petrolíferas norte-americanas.

Com informações da Ansa


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora