Notícias em geral
|
13 de março de 2012
|
22:14

Onyx Lorenzoni entra no CNJ para revogar retirada de símbolos religiosos no RS

Por
Sul 21
[email protected]
Onyx Lorenzoni entra no CNJ para revogar retirada de símbolos religiosos no RS
Onyx Lorenzoni entra no CNJ para revogar retirada de símbolos religiosos no RS
Luiz Cruvinel / Agência Câmara
""Essa história de obrigar a retirada de crucifixos de paredes lembra o que aconteceu na Rússia, onde, com a implantação do regime comunista, até cidades mudaram de nome", diz Onyx | Foto: Luiz Cruvinel / Agência Câmara

O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) encaminhou nesta terça-feira (13) pedido de providências junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para revogar a decisão do TJ-RS de remover os símbolos religiosos de ambientes públicos no Rio Grande do Sul. No pedido, Onyx argumenta que a decisão do Conselho da Magistratura do TJ-RS “gera repercussões e consequências” para toda a sociedade. A medida, segundo o parlamentar, “fere a liberdade, discrimina convicções religiosas da imensa maioria dos cidadãos em benefício de uma minoria que, muito embora respeitável, não pode pretender impor-se incondicionalmente ao conjunto da sociedade”. “Com todo o respeito que os desembargadores do Tribunal de Justiça do RS merecem, essa decisão é um erro”, acrescenta Onyx, que diz ser luterano. “Se formos aceitar isso passivamente, abrimos a porta para que se desfigure totalmente a identidade nacional. Qual vai ser o próximo passo? Derrubar o Cristo Redentor, as igrejas de Minas Gerais, o Santuário de Aparecida, as sinagogas, as mesquitas, os terreiros de umbanda e candomblé?”, argumenta.

Onyx Lorenzoni entra no CNJ para revogar retirada de símbolos religiosos no RS (2)

Ainda no texto entregue ao CNJ, Onyx afirma que o objetivo aparente da decisão do TJ-RS – atendendo proposta de organizações como a Liga Brasileira de Lésbicas, Somos, grupo Nuances, Themis, Marcha Mundial das Mulheres e Rede Feminista de Saúde – é “apagar mais de 500 anos” de história. “Essa história de obrigar a retirada de crucifixos de paredes lembra o que aconteceu na Rússia, onde, com a implantação do regime comunista, até cidades mudaram de nome”, acrescenta o deputado. “Será que queremos isso no Rio Grande e no Brasil? Vamos mudar o nome de cidades como Santa Maria, Santa Cruz, Santa Rosa, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Santo Cristo, Santo Augusto e tantas outras? Vamos mudar os nomes dos estados de São Paulo e Santa Catarina também, então. Afinal, são nomes identificados com a igreja e com a religião”. O deputado federal acredita que o CNJ irá aceitar seu pedido e revogar a medida, confirmando manifestação anterior do órgão, em 2007, a favor da utilização de crucifixos e outros símbolos religiosos em ambientes públicos.

Bruno Alencastro/Sul21
Segundo presidente nacional do PSDC, cruz em repartições públicas representa promessa de Cristo no Sermão da Montanha | Foto: Bruno Alencastro/Sul21

Eymael critica retirada dos símbolos religiosos da justiça gaúcha

O presidente nacional do Partido Social Democrata Cristão (PSDC), José Maria Eymael, criticou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em determinar a retirada dos símbolos religiosos das repartições públicas do judiciário gaúcho. Em seu Twitter, Eymael falou que, atendendo a pedido de uma ONG e determinando a retirada da cruz das salas da justiça, os magistrados ofendem o povo brasileiro. “CRISTÃO como eu, o povo vê afastado a presença do supremo fiador da causa da justiça: CRISTO”, escreveu. E complementou: “Afirmou CRISTO no Sermão da Montanha: Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados. A CRUZ representa essa promessa!”.

Disque veto ao Novo Código Florestal

Uma atuação na rede está incentivando as pessoas a ligarem para os líderes dos principais partidos da base de Dilma Rousseff pela derrubada do Novo Código Florestal na Câmara Federal. O site sugerido por entidades ambientalistas contém os telefones dos gabinetes dos parlamentares e propõem alguns argumentos que o cidadão poderia utilizar para pedir que o projeto não seja aprovado. A intenção é inundar as linhas telefônicas com milhares de ligações como forma de persuadi-los a colocar a natureza como mais importante e suspender a votação. A campanha orienta ainda o melhor horário de localizar os parlamentares na Casa e pede que não sejam ditas ofensas aos deputados. Um dos argumentos sugeridos é falar da preocupação com os efeitos da aplicação do Novo Código Florestal nas florestas brasileiras.

Villaverde conhece cidade verde

Em viagem à Europa desde o dia 11 de março, o deputado Adao Villaverde (PT-RS) tem conhecido experiências referentes à mobilidade urbana, revitalização de espaços públicos, sustentabilidade ambiental e gestão inovadora. Em Vitória-Gasteiz, capital administrativa do País Basco (Espanha), Villaverde e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, foram recebidos nesta terça-feira (13) pelo prefeito Javier Maroto e a equipe técnica responsável pela coordenação do programa Green Capital. Ambos conheceram o trabalho executado na cidade que garantiu este ano à localidade o título de Capital Verde da Europa 2012 por sua gestao iniciada há mais de duas décadas que vem aplicando um modelo de sustentabilidade, tornando-a uma das cidades com melhor qualidade de vida do Velho Continente. Villaverde e Jairo visitaram na cidade diversas experiências de implementação destas políticas públicas, com resultados em 90 km de ciclovias, 33 km de ruas exclusivas para pedestres, um grande anel verde em torno da cidade e um centro educacional ambiental.

Agenda em Paris

Na quarta-feira (14), o deputado Adão Villaverde estará em Paris para cumprir agenda na prefeitura. Estão previstas conversas com o prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, e a com a vice Anne Hidalgo. À tarde, deve ocorrer reunião com a equipe responsável pelo gerenciamento das áreas de transporte e mobilidade urbana, além de visitas ao sistema público  Velib, que aluga bicicletas à população, com preço subsidiado pelo poder público. A ideia do projeto é diminuir a circulação de automóveis em regiões centrais da cidade.

Marcello Casal JR/ABr
Decisão de deixar CBF teria sido tomada por Ricardo Teixeira na semana passada, após ler uma reportagem da BBC | Foto: Marcello Casal JR/ABr

Ricardo Teixeira teria saído do país para não ter passaporte retido pela PF

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o agora ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira está fora do Brasil desde a última quinta-feira (8). O dirigente, que teve sua saída da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa 2014 (COL) anunciada na segunda-feira (12), teria efetuado a viagem para não correr risco de ter o passaporte retido pela Polícia Federal. Ainda de acordo com o jornal, a decisão de deixar a CBF foi tomada por Teixeira na quarta-feira passada (7), após tomar conhecimento de uma reportagem publicada no site da BBC, que informava que a comissão de Cultura, Ciência, Educação e Mídia, que faz parte da assembleia parlamentar do Conselho Europeu, havia pedido que a FIFA publicasse documentos relacionados a suspeitas de corrupção na entidade. Ao saber que documentos relativos à denúncias de proprina da ISL e de desvios de dinheiro no amistoso entre Brasil e Portugal poderiam vir à tona, o dirigente decidiu abandonar o comando da CBF, avisando apenas um pequeno grupo de aliados antes de redigir a carta lida por seu sucessor, José Maria Marin, no começo desta semana.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora