Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
8 de março de 2012
|
21:18

Ministro do Esporte aceita os pedidos de desculpas da FIFA

Por
Sul 21
[email protected]
Em resposta a Joseph Blatter, ministro pede que situação não se repita, "em prol da boa preparação da Copa do Mundo no Brasil" | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Da Redação

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, confirmou nesta quinta-feira (8) que o governo federal aceitou os pedidos de desculpa do presidente da FIFA, Joseph Blatter, e do secretário-geral da entidade, Jerome Valcke. Ambos haviam encaminhado cartas ao ministro se desculpando pela repercussão negativa de uma fala de Valcke, dizendo que o Brasil precisava de “um chute no traseiro” para dar andamento aos preparativos para a Copa 2014. O ministro confirmou também que Dilma Rousseff receberá Joseph Blatter, que pediu audiência com a presidenta em visita que pretende fazer ao Brasil a partir do dia 10 de março.

Leia mais:
– Secretário-geral da FIFA envia carta de desculpas a ministro do Esporte
– Presidente da FIFA reforça pedido de desculpas junto ao governo brasileiro

Aldo Rebelo enviou cartas para responder aos dois dirigentes da FIFA. A Blatter, o ministro confirmou que aceitava as desculpas e que Dilma receberia o dirigente, mas frisou que declarações como as de Valcke não podem mais se repetir, “em prol da boa preparação da Copa do Mundo no Brasil”. A comunicação com Jerome Valcke foi mais seca: em apenas duas linhas, Aldo Rebelo se limita a afirmar que aceita o pedido de desculpas.

A manifestação de Valcke provocou uma onda de repúdio no governo brasileiro e levou o ministro Aldo Rebelo a fazer uma solicitação formal à FIFA para que designasse um novo interlocutor, uma vez que o governo brasileiro não aceitaria mais tratar com o secretário-geral sobre questões relativas à Copa. Não há, até o momento, uma posição oficial da FIFA a respeito, e Aldo Rebelo não se posicionou sobre a questão após o pedido de desculpas de Valcke.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora