Noticias|Últimas Notícias>Política
|
24 de fevereiro de 2012
|
13:40

TVSul21: “Democratizar a banda larga não é prioridade do governo”

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

A TVSul21 entrevistou o ex-presidente da Telebrás, Rogério Santanna, participante do Festival Internacional de Cultura Livre, o Conexões Globais 2.0. Demitido da função em maio de 2011, o especialista em Gerência em Engenharia de Software contribuiu com os diálogos do evento, realizado em Porto Alegre e criticou os rumos do Plano Nacional de Banda Larga dados pelo governo de Dilma Rousseff.

Nos sete anos que atuou como secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Rogério Santanna recuperou a estatal de telecomunicações e propôs uma intervenção do governo para quebra do monopólio das operadoras que dominam a comercialização e acesso à banda larga no país.

“O Norte e Nordeste estão condenados a desconexão eterna pelo atual modelo de serviços de banda larga.”

Segundo ele, o domínio das teles na distribuição da rede precisa ser rompido para que os mais de 2 mil pequenos provedores possam também oferecer os serviços onde as grandes teles não dispõem de sinal e com isso baratear os custos para os consumidores. O que ele afirma não ser a prioridade de Dilma.

“O papel da Telebras era intervir neste mercado. Hoje isto está enfraquecido por não ser prioridade no governo Dilma”.

Assista outros vídeos da TVSul21 aqui.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora