Notícias em geral
|
24 de fevereiro de 2012
|
21:53

Por telefone, Dilma Rousseff deseja sorte a Hugo Chávez em cirurgia

Por
Sul 21
[email protected]
Dilma Rousseff falou durante cinco minutos com Hugo Chávez, que irá remover lesão potencialmente maligna na região pélvica | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

A presidenta Dilma Rousseff telefonou no começo da tarde de sexta-feira (24) para desejar a Hugo Chávez sorte na cirurgia que o presidente venezuelano fará em Havana na próxima semana. Chávez irá remover uma lesão na região pélvica e já adiantou que acredita que haja “grande probabilidade” de que a lesão seja maligna. Além de desejar que tudo corra bem na intervenção cirúrgia, Dilma também fez votos de pronta recuperação, em uma ligação que, de acordo com a secretaria de Comunicação da Presidência da República, durou cerca de cinco minutos. A viagem de Hugo Chávez até Cuba deve ocorrer entre a sexta-feira e o sábado (25).

Vereadores podem comprar projetos de lei pela internet

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta sexta-feira (24), candidatos às câmaras municipais em 2012 não terão problemas na elaboração de seus projetos de lei. Serviços online venderiam pacotes de projetos de lei por valores que podem chegar a R$ 19,90, em temas como educação, meio ambiente, direitos das mulheres e esporte. De acordo com a matéria, o serviço oferece comodidades como discursos personalizados e cursos sobre lei orçamentária e outros assuntos relacionados à atividade parlamentar. Alguns pacotes são mais completos, com até 100 projetos, mas também são mais salgados, chegando a R$ 1,2 mil.

Indústria da construção civil recupera o fôlego em janeiro

A atividade da construção civil voltou à média dos 50 pontos em janeiro, segundo Sondagem da Indústria da Construção divulgada na sexta-feira (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado é 1,2 ponto acima do registrado em dezembro do ano passado e 1,4 ponto abaixo do índice de janeiro de 2011. O índice vai de 0 a 100 pontos, e valores acima de 50 indicam aumento da atividade. Em janeiro, o índice que mede a evolução da atividade da construção civil ficou estável na comparação com dezembro, ficando na faixa dos 47 pontos. O mesmo valor foi registrado em janeiro de 2011. A evolução do número de empregados aumentou em janeiro na comparação com o dezembro. Passou de 47 para 49 pontos em janeiro. Os empresários estão otimistas quanto à evolução da atividade da construção civil em fevereiro. O índice de expectativa para fevereiro é 62,2 pontos, sendo que em janeiro a expectativa era 58,6 pontos. Os empresários também estão otimistas quanto a novos empreendimentos. O índice de expectativa nesse quesito é 62,2 pontos, 4,1 pontos acima do registrado em janeiro. As expectativas quanto ao número de empregados e de compra de insumos também são positivas. A Sondagem da Indústria da Construção foi realizada entre 1º e 14 de fevereiro com 436 empresas.

Reprodução / TV Cultura
Cantor teve destaque na bossa nova, atuando também no jazz | Foto: Reprodução / TV Cultura

Morre cantor Pery Ribeiro

Faleceu na sexta-feira (24), aos 74 anos, o cantor e compositor Pery Ribeiro. Ele estava internado há 30 dias no Hospital Universitário Pedro Ernesto, para tratar de uma endocardite e acabou sofrendo um infarto agudo do miocárdio. Filho da cantora Dalva de Oliveira e do compositor Herivelto Martins, Pery de Oliveira Martins, nasceu no Rio em 1937 e, ainda criança, começou a seguir a mesma carreira dos pais, grandes nomes da música popular brasileira nas décadas de 40 e 50 do século passado. Foi no auditório da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, por sugestão do radialista César de Alencar, que o jovem cantor adotou o nome artístico de Pery Ribeiro. Em 1960, gravou o primeiro disco e lançou a primeira composição, Não Devo Insistir, em parceria com Dora Lopes. No ano seguinte, foi o intérprete de Manhã de Carnaval e Samba de Orfeu, ambas compostas por Luiz Bonfá e Antonio Maria para o filme Orfeu do Carnaval, dirigido pelo cineasta francês Marcel Camus. Ligado à bossa nova, Pery lançou em 1963 a primeira gravação comercial de Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A canção é um dos maiores sucessos mundiais da música popular brasileira. Ao longo da carreira, Pery Ribeiro gravou 12 discos dedicados à bossa nova e, nos anos 70, numa linha mais jazzística, atuou no Brasil e em turnês internacionais, ao lado da cantora Leny Andrade e do conjunto liderado pelo pianista Sergio Mendes. Ao todo, o cantor recebeu cerca de 60 troféus e prêmios.

Pesquisadora ligada à ONU visita nova Vila Chocolatão

A doutora em ciência política Elizabeth Kath, que participa do Global Cities Institute e é ligada ao programa Global Compact da Organização das Nações Unidas (ONU), esteve em Porto Alegre nesta sexta-feira (24) para visitar pela segunda vez a nova Vila Chocolatão. A pesquisadora conduz uma série de entrevistas para avaliar o reassentamento da comunidade, removida de uma área no centro de Porto Alegre em maio do ano passado. Segundo Elizabeth Kath, a experiência da Vila Chocolatão pode se tornar um modelo para políticas de realocação urbana ao redor do mundo. “É um caso único e inovador”, diz ela, que afirma ter percebido uma construção de alternativas baseada no diálogo e na colaboração entre moradores da antiga vila e órgãos públicos municipais.

Ex-ministro da Educação tranquilizou Marta Suplicy, usando mesma expressão com que a petista descartou aliança com Gilberto Kassab | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

De mãos dadas

Durante visita a um bairro da periferia de São Paulo na sexta-feira (24), o pré-candidato do PT à prefeitura da capital paulista, Fernando Haddad, deixou bem clara sua convicção de que Marta Suplicy estará a seu lado nos palanques durante a campanha. A também petista, que abandonou a intenção de concorrer à prefeitura em nome do consenso em torno de Haddad, manifestou desagrado com a aproximação entre o pré-candidato e o atual prefeito Gilberto Kassab (PSD), condicionando ao desfecho da negociação entre ambos sua participação (ou não) na campanha. Na ocasião, Marta Suplicy qualificou as conversas com Kassab como “um pesadelo” e disse ter medo de “acordar de mão dadas” com o atual prefeito, anteriormente filiado ao DEM e muito criticado pela oposição. “Ela vai acordar de mãos dadas comigo”, disse Fernando Haddad aos jornalistas, usando a mesma expressão como uma forma de tranquilizar a correligionária. A fala do pré-candidato ocorreu durante uma maratona de visitas às 31 subprefeituras do município de São Paulo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora