Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
28 de fevereiro de 2012
|
14:59

Acampamento do Occupy Londres em frente a catedral é desmontado

Por
Sul 21
[email protected]
Acampamento do Occupy Londres em frente a catedral é desmontado
Acampamento do Occupy Londres em frente a catedral é desmontado
O acampamento era inspirado pelo movimento Occupy Wall Street | Foto: wheelzwheeler/Flickr

Da Redação
Atualizado às 12h18

Policiais desmontaram na madrugada desta terça-feira (28) o acampamento anticapitalista instalado em frente à catedral de Saint Paul, encerrando quatro meses de protestos do Occupy Londres. Os manifestantes britânicos criticavam os imensos bônus concedidos a executivos de bancos em meio à crise financeira que assola o país e a União Europeia.

Segundo a Reuters, não houve prisões nem resistência violenta por parte dos ativistas do movimento, embora a BBC tenha publicado que 20 pessoas foram presas. O tempo que os oficiais de Justiça, funcionários da Corporação da Cidade de Londres, proprietária do terreno levaram para desmontar o acampamento e o número de barracas também divergem. Enquanto a Reuters indica que levou cerca de uma hora para retirar 50 barracas, a BBC informa que 100 barracas foram desmontadas em 5 horas.

Cerca de 50 barracas foram desmontadas nesta madrugada | Foto: Milton Ribeiro/Sul21

O acampamento fazia parte do movimento internacional inspirado pelo Occupy Wall Street, de Nova York, mantido por ativistas que combatem a cobiça corporativa e as desigualdades econômicas. Ele foi um dos principais protestos da Europa nos últimos meses, período em que o continente vive uma grave crise da dívida pública. Quando o movimento estava no auge, em novembro passado, pelo menos 200 barracas dominavam a paisagem.

“É uma noite triste, mas já estava para acontecer”, disse o acampado Dan Ashman, de 27 anos. “O dia mais triste foi quando os tribunais não reconheceram a realidade, e sim a realidade que as autoridades colocaram diante deles.”

Com informações da Reuters e Opera Mundi


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora