Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
17 de janeiro de 2012
|
15:38

Contra SOPA, versão em inglês da Wikipedia sairá do ar por 24 horas

Por
Sul 21
[email protected]
Logo da versão inglesa da Wikipedia anunciando estar fechado nas próximas 24h.

Da Redação

A versão em inglês da enciclopédia virtual Wikipedia irá ficar fora de serviço durante as 24 horas desta quarta-feira (18) em protesto contra a lei antipirataria SOPA (Stop Online Piracy Act), baseada na proposta PROTECT IP Act (PIPA), e que é debatido no Congresso dos Estados Unidos.

“A comunidade da Wikipedia decidiu submeter a sua versão em inglês a um blecaute durante 24 horas, em protesto por propostas de legislação dos Estados Unidos”, informou nesta segunda-feira (16) a Wikimedia Foundation, que dirige a comunicação da companhia.

Leia mais:
A mosca que pode pousar na sopa da internet

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, anunciou em seu perfil no Twitter que as páginas em inglês do site ficarão fora do ar nesta quarta-feira em protesto protestar contra os controversos projetos de lei.

“Aviso aos estudantes! Faça sua lição de casa com antecedência. A Wikipedia irá protestar contra uma lei ruim na quarta-feira! #sopa”, escreveu Wales na tarde desta segunda-feira.

Ainda na rede social, o fundador da Wikipedia anunciou que, em vez dos artigos em inglês, a Wikipedia provavelmente exibirá uma carta à comunidade, incentivando as pessoas a ligar e escrever ao Congresso americano. O protesto começará às 3 horas da manhã no horário de brasília.

Na página em inglês da enciclopédia virtual é possível encontrar o seguinte recado: "Aviso: Em menos de 16 horas, a versão em Inglês da Wikipedia será desligada de todo o mundo para protestar contra a SOPA e a PIPA".

Se for aprovado, o projeto de lei e sua versão no Senado “prejudicarão a internet livre e aberta e proporcionarão novas ferramentas para a censura de sites internacionais dentro dos EUA”, acrescentou.

A Wikipedia faz parte da plataforma Netcoalition.com, na qual se uniu a empresas como Google, Yahoo!, Facebook, Foursquare, Twitter, Amazon, Mozilla, AOL, eBay, PayPal, LinkedIn, OpenDNS e Zynga para tentar barrar a iniciativa legislativa.

Google e Facebook também deixaram aberta a possibilidade de declarar um blecaute de seus serviços, mas nenhum deles confirmou isso até agora.

O SOPA, cuja data limite de aprovação é o próximo dia 24, permitiria ao Departamento de Justiça americana investigar, perseguir e desligar qualquer particular ou empresa que possa ser acusada de publicar material com direitos de propriedade intelectual dentro e fora do país.

A Casa Branca também não vê os projetos de lei com bons olhos e declarou no sábado que, apesar de reconhecer a necessidade de leis para combater pirataria on-line, teme projetos que poderão levar à censura, causar problemas de segurança de rede e criar entraves à inovação.

Desde 1998, a lei que combate a pirataria nos Estados Unidos é denominada Digital Millenium Copyright Act, que obrigava a retirada do material ilegal dos sites que faziam uso do mesmo, mas não tinha competência sobre o que fosse publicado a partir de outros países.

Com informações da Agência Efe e da Revista Exame


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora