Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
18 de janeiro de 2012
|
16:49

Sites promovem “blecaute” contra tramitação do SOPA nos Estados Unidos

Por
Sul 21
[email protected]
Página inicial da versão estadunidense do Wikipedia nesta quarta-feira (18).

Da Redação
Atualizado às 16h50

Nesta quarta-feira (18), mais de 10 mil sites intensificaram seu protesto contra o SOPA (Stop Online Piracy Act, ou Lei Contra a Pirataria Online, em português), projeto de lei do Congresso dos Estados Unidos que pretende combater a pirataria na rede. A versão estadunidense do Wikipedia iniciou um “blecaute” com duração de 24 horas.

Na página inicial do site, uma mensagem em letras brancas sob uma tela preta avisa a quem acessa: “Imagine um mundo sem conhecimento livre”. “Por mais de uma década, nós gastamos milhões de horas construindo a maior enciclopédia da história humana. Neste momento, o Congresso dos EUA está considerando uma lei que pode causar danos fatais à internet aberta e livre. Por 24 horas, para aumentar a conscientização, nós estamos fechando a Wikipedia”, completa o comunicado.

Leia mais: A mosca que pode pousar na sopa da internet

O SOPA, conectado ao PIPA (Protect IP Act, Ato de Proteção do IP – identidade individual de cada servidor), é apoiado por empresas ligadas ao setor de entretenimento e farmacêutico e encabeçado pelo senador republicano Lamar Smith. Caso aprovado, o projeto permitiria que os EUA bloqueassem, em seu território, sites de busca, redes sociais e qualquer outro portal, nacional ou estrangeiro, que leve o usuário estadunidense a conteúdo pirateado ou falsificado. O projeto deverá ser debatido e votado no Senado a partir do próximo dia 24. Além disso, enfrentará votação preliminar no Comitê Judicial da Câmara de Representantes em fevereiro.

Além do Wikipedia, empresas como Google, Reddit, WordPress e Mozilla também participam do protesto, cada um à sua maneira. Em sua página inicial nos EUA, o WordPress exibe os tradicionais quadros que levavam a blogs, entretanto com tarjas pretas com o escrito “censurado”. Ao passar o mouse por cima, o site redireciona seu usuário a página do SOPA Strike, site que reúne informações sobre as conseqüências que podem ocorrer, caso o projeto seja aprovado, além de seguir com um abaixo-assinado a ser enviado ao congresso dos Estados Unidos, contra a lei.

Ao acessar a página wordpress.com o leitor se depara com blogs com tarjas de "censurado", como protesto da empresa ao SOPA

“O protesto contra o SOPA é o maior protesto online jamais organizado. Várias centenas de milhões de pessoas verão mensagens sobre o risco de censurar a internet e isso não tem precedentes”, afirmou Tiffany Cheng, cofundadora do Fight for the Future, ONG que organiza o protesto.

No final da tarde de quarta-feira, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, postou em seu perfil na rede social uma mensagem criticando o SOPA. “A internet é a mais poderosa ferramenta que temos para criar um mundo mais aberto e conectado. Não podemos deixar leis mal elaboradas ficarem no caminho da evolução da internet”, afirmou Zuckerberg, realçando que o Facebook se opõe ao SOPA e ao PIPA, bem como “qualquer lei que venha a ferir a internet”. “O mundo de hoje precisa de líderes políticos que sejam pró-internet. Eu encorajo vocês (usuários do Facebook) a aprender mais sobre essas questões (de liberdade na rede) e dizer a seus representantes no congresso que desejam que eles sejam pró-internet”, concluiu.

O Twitter, que também sinalizou anteriormente com possíveis interrupções, não participa ativamente do protesto desta quarta, pelo menos até o momento.

A Casa Branca posicionou-se de forma contrária ao projeto por entender que ele poderá reduzir a liberdade de expressão, aumentar o risco da segurança cibernética e enfraquecer a “dinâmica e inovadora internet global”, destacou o comunicado oficial.

Com informações do Opera Mundi


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora