Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
19 de janeiro de 2012
|
19:32

Políticos dos Estados Unidos começam a retirar seu apoio ao SOPA

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Um dia depois que Wikipedia, Google, Yahoo! e Facebook se uniram em um protesto contra a lei antipirataria dos Estados Unidos, pelo menos 18 legisladores do país retiraram o apoio nesta quinta-feira (19) ao projeto de lei que prevê a regulação da internet.

Leia mais:
– Sites promovem “blecaute” contra tramitação do SOPA nos Estados Unidos
– Contra SOPA, versão em inglês da Wikipedia sairá do ar por 24 horas

Conforme a publicação digital Ars Technica, até esta manhã pelo menos 18 senadores, em sua maioria republicanos, se afastaram da iniciativa que na quarta causou um “blecaute” na internet.

O controverso projeto de lei tem o apoio da indústria do cinema e da música, com o argumento de que se busca uma proteção dos direitos autorais e de propriedade intelectual. Pelo projeto, Google e outros serviços de internet teriam que bloquear os sites onde são distribuídos filmes, músicas e outros bens pirateados.

As empresas da internet defendem que a legislação promove a censura, altera a operacionalidade da internet e prejudica sua capacidade para a inovação. Diante da polêmica, o governo do presidente Barack Obama expressou na semana passada sua oposição a qualquer legislação que signifique estabelecer censura à internet.

Com as desistências, o deputado Lamar Smith, autor da Stop Online Piracy Act (SOPA), prometeu voltar à carga em fevereiro. “Estou comprometido a continuar trabalhando com meus colegas na Câmara e no Senado para encaminhar um projeto suprapartidário à Casa Branca que salva empregos americanos e protege a propriedade intelectual”, afirmou.

Com informações de EFE e Agência Estado


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora