Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
2 de janeiro de 2012
|
20:23

Idosos espanhóis querem criar a primeira casa de retiro LGBT

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Na Espanha, um grupo de idosos gays está se revoltando com a homofobia contra pessoas mais velhas e criando a primeira casa de aposentados LGBT. A ideia é criar um casa de retiro em que as pessoas não precisem esconder sua sexualidade ou suas experiências, de acordo com o idealizador Federico Armenteros.

O próprio Armenteros comenta que alguns idosos quando vão para casas de retiro acabam retornando para “dentro do armário” em função do preconceito. Em um país como a Espanha, onde inumeras pessoas acima de 40 anos foram ensinadas que gays são doentes ou criminosos, muitos lares de aposentados acabam por refletir essa homofobia velada.

Armenteros lidera a ONG 26 de Dezembro, que organiza a futura casa de retiro. O projeto necessita que 120 pessoas venham se filiar à cooperativa, que financiará uma hipoteca bancária como forma de viabilizar o projeto. Cerca de 20 pessoas já aderiram ao projeto e, segundo os idealizadores, é grande o numero de interessados em participar.

Embora os organizadores estejam com dificuldades para encontrar investidores por causa da crise europeia, aparentemente o numero de interessados conseguirá levar o negócia adiante. Uma vez que a ideia de retiro gay é uma novidade na Europa, idosos de outros paises também têm ligado para a ONG buscando se informar sobre como participar da cooperativa.

A previsão é que a primeira casa de retiro gay da Europa esteja aberta em 2014.

Com informações do The Guardian


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora