Notícias em geral
|
16 de janeiro de 2012
|
22:34

Fito Paez cancela show em Canoas durante FST 2012

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Artista argentino justificou cancelamento alegando "motivos pessoais" | Foto: Divulgação

O show com o músico argentino Fito Paez, que seria realizado em Canoas durante as atividades do Fórum Social Temático 2012, foi cancelado pelo próprio cantor. A notícia foi confirmada pela organização do FST nesta segunda-feira (16). Em mensagem enviada à Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, a assessoria de Fito Paez diz que “por motivos pessoais o artista não poderá realizar o show” e que “foi impossível reverter a situação”. De acordo com o comunicado dos assessores do músico argentino, a direção da gravadora Sony Argentina divulgaria nota ainda nesta segunda-feira explicando o cancelamento. A coordenação cultural do FST 2012 em Canoas deve definir até esta terça-feira (17) se haverá alterações no calendário de atrações culturais em Canoas durante o Fórum.

Irmã de Aécio Neves candidata ao governo de MG em 2014?

Cresce em Minas Gerais a especulação de que Andrea Neves, irmã mais velha do senador Aécio Neves (PSDB), pode estar preparando uma candidatura ao governo estadual em 2014. Vista por muitos como mentora e estrategista da carreira política do irmão, Andrea Neves tem abandonado a discrição habitual e aparecido com frequência crescente na opinião pública. Depois de aparições na televisão para divulgar o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) de MG, presidida por ela, a irmã de Aécio inaugurou um perfil no Twitter e um blog, onde privilegia temas ligados a sua atividade no auxílio a populações carentes. Segundo alguns analistas, uma eventual candidatura de Andrea Neves fortaleceria a pretensão de Aécio à Presidência da República – uma vez que o atual governador, Antonio Anastasia (PSDB), não poderá concorrer à reeleição e há falta de um nome tucano capaz de brigar com Fernando Pimentel, provável candidato do PT ao governo de Minas.

Quilombolas receberão assistência técnica e rural do governo federal

A partir de fevereiro, 65 técnicos em assistência técnica e extensão rural (Ater) percorrerão 39 comunidades quilombolas em quatro estados brasileiros – Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Maranhão. O objetivo é traçar um diagnóstico da situação de 4.480 famílias que residem nessas comunidades, montando projetos de estruturação produtiva e servindo como elo para o atendimento a demandas individuais e coletivas. É a primeira vez que profissionais do tipo visitarão comunidades remanescentes de quilombos. O treinamento dos profissionais inicia nesta segunda-feira (16) e haverá, até o final da semana, uma etapa de capacitação na sede da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Salvador. Com a ação, espera-se que as famílias mais pobres dessas comunidades possam futuramente ser incluídas em programas governamentais como o Cadastro Único para Programas Sociais e Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais – este último vinculado ao Brasil Sem Miséria.

Filme foi aprovado por Marina Silva e deve começar a ser rodado em julho | Foto: Thays Cabette

Diretora visita governador do Acre para tratar de filme sobre Marina Silva

A cineasta Sandra Werneck viajou para Rio Branco (AC) nesta segunda-feira, com o objetivo de encontrar-se com o governador Tião Viana. A pauta: filmagens de um longa-metragem sobre a vida da ex-senadora Marina Silva. O filme, que deve começar a ser rodado em julho, foi aprovado por Marina e deve retratar uma etapa anterior à carreira política da ex-senadora, recentemente desligada do PV. Marina Silva nasceu em Breu Velho, interior do Acre, e deixou o seringal onde morava aos 16 anos. Foi alfabetizada já na adolescência, no Mobral, e formou-se em história em 1984, dez anos depois de aprender a ler e escrever. Em princípio, esse deve ser o período da vida de Marina Silva a ser retratado no longa, que ainda não tem previsão de lançamento.

Anonymous acessam cartões de crédito milionários e fazem doações aos pobres

O grupo de hackers Anonymous afirma ter atacado, nesta segunda-feira (16), a base de dados da agência de segurança norte-americana Stratfor e roubou os dados de, pelo menos, 4 mil cartões de crédito de grandes empresas mundiais e da Defesa dos EUA. Em seguida, numa fração de segundos, passaram a distribuir o saldo das contas milionárias a orfanatos, asilos e casas de saúde ao redor do mundo. As doações a instituições de caridade foram acompanhadas da frase “Obrigado! Agência de Segurança Interna”. Os piratas do cyberespaço alegaram que um dos motivos pelos quais conseguiram roubar dados da Stratfor deve-se ao fato da não encriptação (conversão ou transmissão de dados em código) da informação, o que será um grande embaraço para uma empresa que fornece análises políticas, econômicas e militares para clientes que precisam reduzir os riscos de segurança. Entre os clientes da empresa, que fornece serviços de informação de defesa, lobby político e econômico, encontram-se algumas das 500 organizações mais lucrativas do mundo listadas na revista Fortune, como a BNP Paribas, Wester Union, American Express ou Visa, entre outras, e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Foto: Reprodução
Na Alemanha, direitos sobre o livro de Adolf Hitler pertencem ao Ministério de Finanças do Estado da Baviera | Foto: Reprodução

Mein Kampf deve ser publicado pela primeira vez na Alemanha (1)

Pela primeira vez na história, trechos do livro “Mein Kampf” (Minha Luta), de Adolf Hitler, serão publicados na Alemanha. Segundo a revista Der Spiegel, o editor britânico Peter McGee confirmou a intenção de publicar brochuras, de 12 a 15 páginas, colocando lado a lado trechos de “Mein Kampf” e comentários de um famoso pesquisador, cujo nome não foi revelado. A publicação da obra seria, portanto, feita em partes, a partir do final de janeiro e com tiragem de 100 mil exemplares. O objetivo, segundo McGee, é dar aos alemães a oportunidade de ler o livro e constatar que se trata do “trabalho pobre e confuso de um pensamento completamente distorcido”.

Mein Kampf deve ser publicado pela primeira vez na Alemanha (2)

A publicação da obra, porém, pode dar margem a um imbróglio jurídico. Isso porque os direitos autorais de “Mein Kampf” na Alemanha pertencem, desde o final da II Guerra Mundial, ao Ministério de Finanças do Estado da Baviera. A postura do ministério tem sido sistemática no sentido de manter as ideias nacional-socialistas longe da opinião pública. Um porta-voz anunciou na segunda-feira (16) que o ministério examina uma possível ação judicial para impedir a publicação das brochuras. Já o presidente do Conselho Central dos Judeus da Alemanha, Dieter Graumann, disse que não é totalmente oposto à publicação de “Mein Kampf”. “Ao menos sairá com comentários de historiadores”, afirmou, em entrevista à AFP. Não é a primeira vez que Peter McGee causa polêmica com a história do nazismo: em 2009, a revista Zeitungszeuge, editada por ele, publicou trechos do jornal Voelkischer Beobachter (Observador Popular), famosa publicação nazista que foi uma das primeiras a dar voz às ideias de Hitler.

Religiões afro-brasileiras preparam direito de resposta coletivo contra TV Record

No final de 2011, entidades afro-brasileiras foram autorizadas pelo Ministério Público a produzir um vídeo com um direito de resposta coletivo a uma reportagem veiculada pela TV Record. O vídeo ainda não foi exibido no ar, pois a emissora recorreu da decisão – mas encontra-se disponível online, podendo ser assistido no YouTube. Entre os entrevistados no vídeo, estão Iran Castelo Branco, do movimento Mídia Pela Paz, representantes do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (INTECAB), além do professor Laurindo Leal Filho, da ECA-USP. Assista o vídeo abaixo, que traz cerca de 15mins dos 60mins de duração do direito de resposta.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora