Notícias em geral
|
10 de janeiro de 2012
|
21:29

Conclusão da análise de inquérito do ProJovem pelo MPF ainda é incerta

Por
Sul 21
[email protected]
Conclusão da análise de inquérito do ProJovem pelo MPF ainda é incerta
Conclusão da análise de inquérito do ProJovem pelo MPF ainda é incerta
Atual prefeito em exercício de Porto Alegre, Mauro Zacher é um dos indiciados pela PF | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

O procurador José Alexandre Nunes ainda não tem como estimar quando irá concluir a análise do inquérito sobre possíveis irregularidades na gestão do ProJovem pela Prefeitura de Porto Alegre. O motivo, segundo a assessoria de imprensa do órgão, é a extensa documentação contida no inquérito feito pela Polícia Federal. O ex-secretário da Juventude, Mauro Zacher – que atualmente preside a Câmara Municipal e encontra-se como prefeito em exercício de Porto Alegre – foi um dos nove indiciados pela PF.

Polícia segue investigando tentativa de homicídio a caingangues no RS

No dia 10 de novembro do ano passado, o Sul21 noticiou a tentativa de homicídio, na noite anterior, a três índios caingangues, num bar próximo à aldeia Bananeiras, entre os municípios de Gramados dos Loureiros e Nonoai, norte do Rio Grande do Sul. Eles foram atingidos por estilhaços de chumbo, provavelmente vindos de uma espingarda calibre 12. Um dos caingangues chegou a ser hospitalizado em Passo Fundo. Dois meses depois, voltamos a ligar para a Delegacia de Polícia de Nonoai. O delegado Germano Alves de Lima está substituindo Cinara Stormovski Freitas, que está trabalhando na Operação Verão. Germano tinha poucas informações sobre o caso, mas afirmou que um inspetor da delegacia já tem alguns indícios de autoria e que a investigação segue em curso, embora em ritmo lento, pela carência de pessoal. A delegada titular deve retornar em 20 dias.

Pesquisa revela que a máfia é o maior agente econômico da Itália

A máfia italiana foi considerada por um estudo publicado na Itália como o “maior agente econômico do país”, movendo cerca de 140 bilhões de euros (cerca de R$ 328 bilhões) por ano. De acordo com o relatório “As mãos da criminalidade”, da organização Sos Impresa, a máfia atua como se fosse “o primeiro banco da Itália, com 65 bilhões de euros [cerca de R$ 1,5 trilhão] de liquidez”. Seu lucro, segundo o documento, supera as centenas de bilhões de euros. Apenas as atividades comerciais envolvendo a máfia italiana são responsáveis por 7% do PIB (Produto Interno Bruto ). Entre os empreendimentos ligados às organizações criminosas estão principalmente bares e restaurantes, mercados, vendedores ambulantes e inclusive hotéis.

Reassentados promovem manifestação contra a Vale no Moçambique

A mineradora brasileira Vale, que concorre ao prêmio Public Eye Award de pior empresa do mundo, é alvo de protestos de 700 famílias em Moçambique. As famílias, reassentadas pela Vale no bairro de Cateme, distrito de Moatize, reclamam de dificuldades de acesso à agua e energia elétrica, bem como a instalação em área imprópria para agricultura e o não pagamento das indenizações prometidas pela companhia. Um documento queixa foi entregue ao governo do distrito de Moatize em dezembro de 2011, mas as autoridades não teriam tomado atitudes a respeito, o que foi estopim para o protesto, iniciado na madrugada de terça-feira (10). O governo distrital afirmou que há uma “grande agitação” na região e que o governo “está trabalhando” para atender as reivindicações. No entanto, jornalistas afirmam que uma brigada da Força Intervenção Rápida (FIR), unidade da Polícia da República de Moçambique, estava reprimindo com violência as manifestações, incluindo espancamento de civis.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Vaticano censura livro de pastor argentino que fala em “diversidade familiar”

Uma editora católica da Argentina foi pressionada pelo Vaticano para retirar do mercado um livro sobre sexualidade e diversidade familiar. O livro, cujo título original é “Parejas y sexualidad en la comunidad de Corinto”, foi escrito pelo pastor metodista Pablo Manuel Ferrer e publicado em 2010 pela editora argentina San Pablo. Em novembro de 2011, porém, a editora recebeu uma carta do responsável pela Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal norte-americano William Levada, advertindo sobre “opiniões contrárias à doutrina da Igreja”, pedindo que a situação fosse “remediada o quanto antes”. Em resposta, a editora recolheu todos os exemplares da obra, eliminando-a do seu catálogo e suspendendo toda a publicidade sobre ela. Entrevistado pelo jornal Publico, de Portugal, o pastor Ferrer diz acreditar que a proibição se dá pelo livro tratar a sexualidade como um “desejo válido” e usar a expressão “diversidade familiar” em alguns trechos. No entanto, garante que sua obra é de caráter teológico e não entra em questões como homossexualidade, aborto ou dos anticonceptivos.

Cidade de Tocantins quer obrigar alunos a lerem a Bíblia durante as aulas

A Câmara de vereadores de Araguaína (TO) derrubou o veto do prefeito Félix Valuar de Souza Barros (DEM) à lei que obriga os alunos da rede municipal a fazer uma leitura diária da Bíblia. Com isso, as escolas da cidade de 150 mil habitantes terão, a partir do começo do próximo ano letivo, que cumprir a norma. A lei foi aprovada com ampla maioria na Câmara, mas acabou vetada pelo prefeito, que alegou a laicidade do Estado – em uma decisão surpreendente, já que o autor da proposta, vereador Manoel Moreira de Brito, também é do DEM. Em sessão extraordinária, a Câmara derrubou o veto – apenas um vereador votou contra a lei. A alegação do proponente do projeto é que a leitura da Bíblia colocaria as crianças em contato com “valores morais” importantes para sua formação. Agora, uma organização chamada Grupo Ipê Amarelo pela Livre Orientação Sexual (Giama) tenta acionar o Ministério Público com uma ação de inconstitucionalidade contra a lei.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora