Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
12 de dezembro de 2011
|
11:45

Sul21 está sendo processado por ONG ligada ao Instituto Ronaldinho Gaúcho

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

O Sul21 recebeu, na tarde da última sexta-feira (9), citação em processo aberto pela ONG Instituto Nacional América (INA), cujas supostas ligações com o Instituto Ronaldinho são alvo de uma tentativa de CPI na Câmara de Porto Alegre. A entidade pede ressarcimento por danos morais, alegando que uma reportagem publicada pelo site de notícias traz inverdades e distorções, prejudicando a assinatura de contratos da ONG com prefeituras gaúchas. Além do Sul21, é citada na petição a repórter Rachel Duarte, que assina a matéria.

Leia mais:
– ONG contratada pelo Instituto Ronaldinho está sob suspeita do MPF

A representação do INA sublinha trechos que considera “levianos, para não dizer criminosos” da matéria publicada pelo Sul21 sobre as possíveis relações da ONG com irregularidades na esfera municipal e federal. Alega, em sua petição, que afirmações contidas na matéria não são verdadeiras e denotam a intenção “não de informar, mas difamar” o INA, insinuando motivos políticos para essa disposição. Pede a retirada imediata da matéria do ar, por meio de antecipação de tutela (o que já foi negado pela Justiça), além da publicação de nova matéria que desminta expressamente “as assacadilhas e falsas imputações lançadas contra a autora”, sendo o texto redigido pelo próprio INA, caso a Justiça assim decida.

Em um trecho da petição, o Instituto Nacional América alega ter entrado em contato com o Sul21 para solicitar por diversas vezes a retirada da matéria do site – o que o Sul21 não consentiu, uma vez que acredita ter feito um bom trabalho jornalístico e não ter, portanto, motivos para removê-lo do site. Foi ofertado pelo site, em mais de uma oportunidade, espaço para que o Instituto Nacional América apresentasse documentação que refutasse as afirmações feitas na matéria – que, como todo bom texto jornalístico, checou suas informações e consultou todos os lados antes da publicação. O INA, porém, optou por não apresentar as documentações que alegou possuir, adotando a via judicial.

O Instituto Nacional América está às voltas com denúncias da Câmara Municipal de Porto Alegre, que questiona o destino dado a recursos investidos em convênios com o Instituto Ronaldinho, firmados entre 2007 e 2010. As suspeitas são alvo de um esforço para abertura de CPI, capitaneados pelo vereador Mauro Pinheiro (PT). O Sul21 já publicou algumas matérias sobre o caso e está preparando mais material sobre o assunto, que deve ser publicado no decorrer desta semana.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora