Noticias|Últimas Notícias>Política
|
6 de dezembro de 2011
|
19:19

Renovação de Protocolo de Kyoto é “essencial”, diz Dilma Rousseff

Por
Sul 21
[email protected]
Renovação de Protocolo de Kyoto é “essencial”, diz Dilma Rousseff
Renovação de Protocolo de Kyoto é “essencial”, diz Dilma Rousseff
Dilma declarou que, enquanto um acordo climático não é finalizado, o Brasil tomará suas "próprias iniciativas" | Foto: Wilson Dias/ABr

Da Redação

A presidenta Dilma Roussef classificou nesta terça-feira (6) a renovação do Protocolo de Kyoto como “essencial”.  Este protocolo é um acordo internacional para combater as mudanças climáticas cuja primeira etapa expira em 2012.

“Nós gostaríamos que essa 17ª conferência do clima aprovasse a segunda rodada do Protocolo de Kyoto, essa é a posição do Brasil e nós consideramos que isso seria essencial”, disse a presidente durante evento em Brasília.

Após uma semana de discussões na conferência do clima em Durban, na África do Sul, dúvidas permanecem sobre o futuro do Protocolo de Kyoto. China, Estados Unidos e Índia, os três maiores poluidores mundiais, têm se manifestado contra à adoção de metas obrigatórias para o futuro.

“Nós estamos vendo uma situação um tanto problemática nessa área do ponto de vista das decisões tomadas em Durban. Esperamos que de fato Durban tenha uma decisão mais adequada sobre a questão do clima”, alertou Dilma.

A China apresentou condições para assinar um acordo para o corte de emissões, uma delas exigindo que outros grandes emissores também participassem. Os EUA assinaram mas não ratificaram Kyoto e exigem que todos os grandes emissores sejam incluídos com exigências iguais em um novo acordo. Já a Índia disse não estar pronta para um acordo com exigências obrigatórias.

Dilma declarou que, enquanto um acordo climático não é finalizado, o Brasil tomará suas “próprias iniciativas”. Na véspera, ela determinou a intensificação na fiscalização contra o desmatamento na Amazônia Legal, que atingiu no período 2010/2011 o menor nível em 23 anos.

Com informações da Reuters


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora