Notícias
|
4 de dezembro de 2011
|
09:00

Patrimônio: dois prédios da UFRGS são patrimônios nacionais

Por
Sul 21
[email protected]
Ramiro Furquim/Sul21

Lorena Paim (texto) e Flavia Boni Licht (consultoria)

No campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, dois prédios históricos destacam-se por serem tombados: o da Faculdade de Direito e o do Observatório Astronômico. Ambos, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com processo efetivado em 2000. Essas duas edificações estão inseridas no amplo acervo arquitetônico da instituição, de grande valor histórico e cultural.

Lume/UFRGS

O Observatório foi projetado exclusivamente para este fim e mantém o mesmo perfil até hoje, o que não acontece com algumas unidades da UFRGS. Embora poucos porto-alegrenses e turistas saibam, ele é aberto à visitação gratuita, com dias específicos para o público em geral (terças e quintas-feiras) e para escolas. Nessas ocasiões, além de conhecer as instalações e o acervo técnico, é possível observar o céu da capital, após o anoitecer, tanto no telescópio moderno quanto na antiga luneta instalada sob a cúpula móvel ao lado do terraço. Orientado por um monitor, o visitante poderá observar a Lua, estrelas e planetas e ter a sensação, por momentos, de que está longe do burburinho da cidade.

Acompanhe a série Patrimônio Histórico:

Viaduto Otávio Rocha, um alumbramento
Restaurar custa três vezes mais do que conservar
Travessa dos Venezianos clama por cuidados
Concluída parte do restauro da Igreja da Conceição
Falta tombar as telas do Instituto de Educação
Obra de restauro da Praça da Alfândega termina em junho de 2012
Patrimônio: Porto Alegre ganhará um novo centro cultural em 2012
Patrimônio: faltam recursos para a ampliação do Museu de Porto Alegre
Patrimônio: Paço dos Açorianos comemora 110 anos com “A Samaritana”
Patrimônio: Palacinho poderá abrigar acervo de negativos de Calegari
Patrimônio: Governo abrirá licitação para restauro do Piratini
Patrimônio: quatro mil pessoas já participaram do Caminhos da Matriz
Patrimônio: restauro da Igreja das Dores será concluído em 2012
Patrimônio: mais dois prédios do Centro Histórico serão restaurados
Patrimônio: Porto Alegre tomba e restaura prédios históricos
Patrimônio: Pão dos Pobres, instituição de inspiração francesa
Patrimônio: Dois prédios tombados à espera da conclusão do restauro
Patrimônio: Centro de compras no lugar de tradicional cervejaria
Patrimônio: Prédio do Arquivo Público precisa de nova intervenção

A construção já é centenária. Hoje, está ligada ao Instituto de Física, não mais à Engenharia, como no tempo da inauguração, em 1908. A pedra fundamental havia sido colocada dois anos antes, pelo presidente do Estado (governador) Borges de Medeiros. O então Instituto Astronômico e Meteorológico (IAM) teve com primeiro diretor o arquiteto Manoel Assumpção Itaqui, professor da Escola de Engenharia e autor do projeto. No mesmo ano, chegavam de Paris a luneta equatorial Gautier, de 190 mm, e a luneta de círculo meridiano Gautier de 75 mm. A mais potente ainda está em uso.

Ramiro Furquim/Sul21
Ramiro Furquim/Sul21

No início, as funções principais do Observatório eram fornecer a hora certa e a previsão do tempo. Um ano após a fundação, o governo do Rio Grande do Sul ali implantou o Serviço Meteorológico do Estado, com a tarefa de instalar 34 estações, sendo 26 meteorológicas e oito pluviométricas, constituindo a rede meteorológica do Rio Grande do Sul. A Meteorologia ficou no local até 1921.

UFRGS

Como, na época, cada cidade do mundo determinava sua hora local, sem estar em vigor ainda o padrão mundial de tempo pelo GMT (de Greenwich), era importante outro serviço prestado pelo Observatório da UFRGS. Em 1911, foi contratado o astrônomo Friedrich Rahnenführer, de Königsberg, Alemanha, que fazia a determinação da hora local, chegando à extrema precisão. Às 19h55min acendia-se uma “lâmpada encarnada” que se apagava às 20h na torre do antigo Colégio Júlio de Castilhos, nas proximidades, e, mais tarde, na Intendência Municipal (atual Prefeitura). Assim, a população de Porto Alegre podia contar com a hora certa a partir daquele serviço.

Ramiro Furquim/Sul21
Ramiro Furquim/Sul21

O estilo do prédio é art nouveau belga, constituindo o mais rico e completo exemplar remanescente na cidade. A fachada principal, rica em elementos decorativos, ostenta a estátua de Urânia, musa da astronomia. No interior, na Sala Meridiana, chama atenção o afresco de Chronos (Saturno), deus do tempo. Na fachada norte, estão ícones do Sol, Netuno e Urano. Para o arquiteto Edison Alice, da SPH – Secretaria de Patrimônio Histórico da UFRGS, os atributos arquitetônicos, por si, justificam o tombamento. “Era um estilo forte na época e havia toda a simbologia na fachada. O nosso Observatório tinha referenciais importantes, de outros que surgiam na América”, afirma.

UFRGS

Ao longo do tempo, a edificação sofreu poucas transformações. Em 1921, foram substituídos os vidros e a pintura a óleo fervido das esquadrias. Em 1966, pela ocorrência de um eclipse total do Sol e por ser o Rio Grande do Sul uma região favorável à sua observação, ele passou por reformas gerais. Em 1986, devido ao estado de degradação do edifício de quatro pavimentos, foram realizadas obras de conservação. Entre 2001 e 2002 foi feita uma obra ampla de restauração. A cúpula sofreu tratamento anticorrosivo; o mecanismo de abertura e o forro de madeira foram restaurados. Consolidaram-se alvenarias e rebocos. A pintura externa e a do mural foi refeita.

Dez anos depois, o Observatório Astronômico já se ressente de alguns desgastes. Observam-se pequenas rachaduras e alguma umidade no terraço. Para Claudio Bevilacqua, físico que trabalha no local, um grande problema é a “poluição luminosa” provocada por edificações do entorno, que prejudicam a visibilidade dos astros.

Ramiro Furquim/Sul21

Dois presidentes da República passaram pelos bancos do Direito

A Faculdade de Direito da UFRGS, cujo prédio também foi tombado pelo Patrimônio Nacional, teve alunos ilustres, a começar por dois ex-presidentes da República, Getúlio Vargas (diplomado em 1907) e João Goulart (graduado em 1939). Nos bancos escolares, Vargas deu os primeiros passos na vida política, como porta-voz da mocidade acadêmica; foi aluno brilhante, aprovado “plenamente” nas disciplinas e com “distinções”.

A instituição teve também, entre seus estudantes, oito ministros de Estado, além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Superior Tribunal Militar. Formaram-se ali, também, cinco governadores gaúchos: Getúlio Vargas, Walter Só Jobim, Pompilio Cylon da Rocha, José Amaral de Souza e Alceu Collares. Esses dados são apresentados no livro “História da Faculdade de Direito de Porto Alegre – 1900-2000”, escrito por Rodrigues Till por ocasião do centenário da instituição.

Ramiro Furquim/Sul21

Criada em 1900, a Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre resultou da iniciativa de 31 magistrados de ideais reformistas, entre os quais Manoel André da Rocha. Por sua contribuição como professor e diretor, até hoje a Faculdade é conhecida como “Casa de André da Rocha”. Foi o primeiro curso de Direito do Rio Grande do Sul; antes, os acadêmicos tinham de recorrer a outros estados para sua formação. O Centro Acadêmico, fundado em 1917, é pioneiro na implantação do Serviço de Assistência Judiciária Gratuita no Brasil.

Lume/UFRGS

Somente dez anos depois da criação, o Direito conseguiu ter sede própria, no Campo da Redenção, atual Parque Farroupilha, em terreno doado pela Municipalidade, quando era prefeito José Montaury. A construção durou dois anos, com execução do escritório de Rudolf Ahrons e projeto do arquiteto Hermann Otto Menchen. A arquitetura foi inspirada no Palácio do Reno, residência de verão do Kaiser Guilherme II em Estrasburgo.

Como no terreno a ser utilizado funcionava um misto de teatro e parque de diversões, nas proximidades da Santa Casa, foi prevista uma indenização ao seu proprietário. Para a construção do prédio, o próprio André da Rocha e o professor Leonardo Macedônia encabeçaram uma campanha para arrecadar fundos. Verbas foram conseguidas com quermesses, bailes e doações diversas, inclusive de outras cidades, destacando-se Pelotas. Em 15 de julho de 1910, os jornais relatam a inauguração festiva da nova sede, após dois anos de obras, com “baile inaugural de gala, luzes em profusão, jardins improvisados”.

Ramiro Furquim/Sul21
Ramiro Furquim/Sul21

Segundo dados da UFRGS, “a arquitetura monumental do prédio é definida por um volume original em forma de prisma regular, apresentando simetria e amplos espaços que se voltam para o exterior. As áreas de circulação interna são iluminadas e ventiladas pelo pátio central. Marcante na edificação, seu corpo central é coroado por uma grandiosa cúpula em barrete de clérigo e ainda antecedido por um pórtico duplo onde uma colunata, encimada por um frontão clássico, apoia-se sobre a entrada em forma de arcos, marcando a hierarquia. O acesso principal apresenta um portão de ferro, ricamente trabalhado, que se abre para o saguão do edifício. O saguão introduz à escadaria interna, de mármore, com corrimão em estuque veneziano, exemplar raro na arquitetura de Porto Alegre e em cujo patamar sobressaem os vitrais, de José Wollmann, representando a Justiça, a Doutrina e a Ciência. Belíssimos afrescos revestem suas paredes. Integrados perfeitamente ao projeto original, os espaços da biblioteca e do auditório, chamado Salão Nobre, resultaram de uma ampliação realizada em 1951. Neste último, destaca-se uma magnífica pintura mural de Ado Malagoli. Externamente, diversos ornamentos enriquecem as fachadas que no primeiro andar tem acabamento rústico. O artista veneziano Frederico Pellarin realizou as esculturas figurativas da cúpula.

Ramiro Furquim/Sul21
Ramiro Furquim/Sul21

No início, funcionaram ali, ainda, a Escola Superior do Comércio, a Faculdade de Ciências Econômicas, a Faculdade de Filosofia e a Reitoria. Além disso, na época da Segunda Guerra Mundial, abrigou um estabelecimento militar, de preparação de oficiais da reserva. O Colégio Júlio de Castilhos, situado à sua direita, foi destruído por um incêndio em 1951. No entorno ficavam ainda os edifícios da Companhia Carris e do Quartel do 13º Batalhão de Infantaria, que não existem mais.

Quadro com formatura de Getúlio Vargas | Foto: Lume/UFRGS

No período de 2002 a 2005, foram feitas obras de restauração e recuperação, incluindo os vitrais (que representam a Justiça, a Doutrina e a Ciência), nas cores azul, amarelo, âmbar e vinho, a recuperação dos afrescos internos e do mural do auditório. Também foi feito o restauro do mural de Ado Malagoli existente no Salão Nobre. Obras gerais exigiram grandes recursos para a recuperação, contando com recursos da iniciativa privada. Os trabalhos incluíram conserto da cobertura; obras de infraestrutura; reformas de pisos; recuperação de escadas; obras de acessibilidade, entre outros itens.

Hoje, o portão principal só é aberto em ocasiões especiais, sendo usado o acesso lateral, junto ao estacionamento. As razões alegadas são segurança e poluição sonora e do ar, em função do intenso movimento na Avenida João Pessoa. O que gerou, inclusive, a colocação de portas de vidro transparente, que permanecem fechadas, para conter as ameaças do ambiente externo.

Ramiro Furquim/Sul21
Ramiro Furquim/Sul21

Endereços

Faculdade de Direito da UFRGS – Avenida João Pessoa, 80. Campus Centro. Porto Alegre

Telefone (51) 3308-3464, site: www.ufrgs.br/direito

Observatório Astronômico – Praça Argentina, s/n°. Campus Centro. Porto Alegre

Telefone (51) 3308.3352, site: www.if.ufrgs.br/observatorio

De onde são

Veja se você identifica as imagens abaixo:

Ramiro Furquim/Sul21

Ramiro Furquim/Sul21

Ramiro Furquim/Sul21

Ramiro Furquim/Sul21

Ramiro Furquim/Sul21

Ramiro Furquim/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora