Notícias em geral
|
29 de dezembro de 2011
|
20:35

Militares criticam lista de acusados de tortura

Por
Sul 21
[email protected]
Militares criticam lista de acusados de tortura
Militares criticam lista de acusados de tortura

Associações de militares criticaram a publicação, por parte de revista ligada à Biblioteca Nacional, de uma lista de 233 militares e policiais que supostamente torturaram presos durante o governo Ernesto Geisel (1974-1979). A lista, que faz parte de acervo de Luís Carlos Prestes (1898-1989), estará na edição de janeiro da “Revista de História da Biblioteca Nacional”, editada pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional. “A publicação não deixa dúvidas sobre de que lado está o órgão público”, disse o vice-presidente do Clube Militar, general Clóvis Bandeira. “Isso cria uma situação de conflito gratuito, que já deveríamos ter superado há muito tempo”, disse o presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Brasil, coronel Abelmídio Sá Ribas à Folha de São Paulo. Segundo o editor da revista, Luciano Figueiredo, os documentos de Prestes serão doados ao Arquivo Nacional, o que os tornará públicos.

Canadá expulsou mais de 700 portugueses em cinco anos

Nos últimos cinco anos, 769 portugueses foram deportados do Canadá. A maioria dos casos de expulsão do país tem a ver com a falta de visto de entrada ou de permanência (634 desde 2007). O Canadá tem leis bastante liberais, mas as cumpre rigorosamente. Há um grande número de razões pelas quais os estrangeiros podem ter o seu visto recusado. Suspeitos de atividades terroristas ou de crimes de qualquer espécie, ameaças para a saúde pública ou cidadãos que não deem provas de se conseguirem sustentar podem ver a sua entrada no país recusada.

Posto de gasolina e seus proprietários são condenados por crime ambiental

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça condenou Francisco Vacca, Eduardo Vacca e o Posto de Serviço Ipiranguinha, situado na Av. Wenceslau Escobar, nº 2.226, em Porto Alegre, pelos crimes de poluição das águas subterrâneas e ausência de licença para funcionar. Os fatos se deram a partir de 2005. Para o Desembargador Aristides Pedroso de Albuquerque Neto, relator, o laudo pericial constatou a poluição, concluindo que as águas subterrâneas subjacentes à área questionada apresentavam contaminação por benzeno, dentre outros compostos, o qual é considerado carcinogênico, em níveis que podem provocar danos à saúde humana. Considerou ainda que não havia licença ambiental. Eduardo e Francisco foram condenados a pena de 1 ano, 4 meses e 10 dias de reclusão, em regime aberto, substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo à entidade que será posteriormente definida. O Posto foi condenado a contribuir com entidades ambientais.

EUA vende novo lote de caças para a Arábia Saudita

A administração Obama está preparando-se para anunciar uma nova venda de caças militares para a Arábia Saudita. A AP relata que os Estados Unidos chegaram a um acordo para fornecer à Arábia Saudita 84 novos caças novos e reformas em outros 70. O valor total do negócio é de quase US $ 30 bilhões. A venda viria pouco mais de um ano após os Estados Unidos chegarem a um acordo de US $ 60 bilhões para vender aeronaves militares avançadas para a Arábia Saudita, a maior negociação de armas da história dos EUA.

Deputados portugueses passam a viajar em classe econômica

É a crise: os deputados da Assembleia da República portuguesa vão passar a deslocar-se em classe econômica nas viagens de avião com duração inferior ou igual a quatro horas, sendo permitido viajar em executiva apenas em deslocamentos de duração superior.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora