Notícias
|
27 de dezembro de 2011
|
16:34

Justiça suíça ordena que FIFA libere documentos relativos a Caso ISL

Por
Sul 21
[email protected]
José Cruz/ABr
Segundo a BBC, Ricardo Teixeira é um dos que teriam aceitado propina da ISL e feito acordo com a Justiça suíça | Foto: José Cruz/ABr

Da Redação

A Suprema Corte do estado de Zug, na Suíça, ordenou que a FIFA libere documentos sobre o Caso ISL. Há fortes suspeitas de que a empresa de marketing esportivo, que faliu em 2001, tenha pago propinas altos dirigentes esportivos como Ricardo Teixeira e João Havelange. O presidente da FIFA, Joseph Blatter, já havia manifestado sua disposição em divulgar dados que podem implicar os cartolas, mas uma terceira parte envolvida, com nome mantido em segredo, havia apelado à Corte para que os dados não sejam divulgados. A Corte negou a apelação.

A FIFA tem 30 dias para liberar os documentos referentes às relações entre a entidade e a empresa que atuou em diversos eventos esportivos nos anos 1990. Segundo a BBC, os envolvidos em propinas haviam feito anteriormente um acordo com a Justiça de Zug, assumindo a culpa e pagando uma multa equivalente a R$ 8,9 milhões, para que os documentos não fossem divulgados, nem sua condenação.

Com informações da ESPN e IG


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora