Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
14 de dezembro de 2011
|
20:25

Investigações sugerem que blogueiro Mosquito teria cometido suicídio

Por
Sul 21
[email protected]
Amilton Alexandre foi encontrado enforcado em sua casa, na cidade de Palhoça (SC), por volta das 17h de terça-feira (13) | Foto: Diego Wendhausen Passos

Samir Oliveira

As investigações da Polícia Civil de Santa Catarina apontam que o blogueiro Amilton Alexandre, conhecido como Mosquito, teria cometido suicídio. Ele foi encontrado enforcado em sua casa, na cidade de Palhoça (SC), por volta das 17h desta terça-feira (13). Apesar das evidências apontarem suicídio, a Polícia Civil ainda não descarta a possibilidade de assassinato.

Leia mais:
– Blogueiro Mosquito é encontrado enforcado em sua casa em SC

Responsável pelo blog Tijoladas do Mosquito, que denunciava suspeitas de corrupção por parte de autoridades catarinenses, o jornalista respondia a mais de 40 processos na Justiça e também era alvo de ameaças de morte. Mosquito era uma figura reconhecida no estado e sua morte gerou uma série de especulações nas redes sociais.

Dotado de um texto cáustico, definido por alguns até mesmo como “escatológico”, Amilton colecionava inimigos poderosos em Santa Catarina, como secretários estaduais, o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, e empresários do setor hoteleiro. Uma das denúncias que gerou mais repercussão foi a da suposta participação de um filho menor de idade de Sérgio Sirotsky, diretor do Grupo RBS, no estupro de uma menor. A quantidade de acusações e denúncias que Mosquito fazia em seu blog dá margem a uma ampla gama de pessoas que gostariam de silenciar o jornalista e alimenta dezenas de suposições que estão pipocando na internet.

Entretanto, todos os órgãos oficiais ouvidos pela reportagem do Sul21 sugerem que o mais provável é que Mosquito tenha mesmo dado fim à própria vida. E pessoas próximas ao blogueiro asseguram que ele estava descontente, depressivo e enfrentando graves problemas financeiros.

“Ele pediu ajuda, disse que tinha entrado no fundo do poço, precisava de um emprego", diz Sérgio Rubim, um dos amigos mais próximos de Mosquito | Foto: Reprodução

O jornalista Sérgio Rubim, que mantém o CangaBlog, foi uma das últimas pessoas a conversar com Amilton, que o ligou no domingo à noite – sendo que as investigações apontam que o provável suicídio teria ocorrido entre o final da noite de segunda-feira e o início de terça. “Ele pediu ajuda, disse que tinha entrado no fundo do poço, precisava de um emprego. Era uma pessoa solitária, vivia sozinho”, lamenta Sérgio, que conversou com o Sul21 após o enterro do amigo, ao qual compareceram pouco mais de 50 pessoas.

A morte de Mosquito foi motivo até de uma determinação expressa do secretário estadual de Segurança Pública de Santa Catarina, César Grubba. De acordo com a assessora de imprensa da pasta, tão logo soube da notícia, ele orientou que as equipes de perícia e investigação fossem ao local para coletar evidências. A assessoria informa, ainda, que não havia sinais de arrombamento na residência e que o corpo do blogueiro não apresentava lesões, a não ser no pescoço, devido ao enforcamento.

Apesar das evidências, homicídio não está descartado

Apesar das evidências, a Polícia Civil ainda investiga a morte do blogueiro Amilton Alexandre e não descarta a possibilidade de um homicídio forjado para simular suicídio. O caso está sob responsabilidade do delegado Attilio Guaspari Filho, da 30ª Delegacia Regional de Polícia, em Palhoça (SC), que tem 30 dias para concluir o inquérito.

Laudo do IML de Florianópolis concluiu que Mosquito morreu por "asfixia mecânica", descartando envenenamento | Foto: Daniel de Andrade Simões

“O caso está sendo tratado como suicídio, mas a investigação atua para levantar todas as possibilidades. Não há vestígios de homicídio no local da morte, mas essa possibilidade não está descartada, devido à pessoa em questão”, assegura uma policial.

Além da Polícia Civil, o Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina e o Instituto Médico Legal (IML) de Florianópolis também atuam na investigação. A diretora do Instituto Criminalístico do IGP, Margarete Goularte, informa que foi feita perícia na casa de Amilton durante a terça-feira (13), quando foram recolhidos alguns objetos, logo após o descobrimento da morte. Outra perícia teria sido realizada também nesta quarta-feira (14). Indagada pelo Sul21, Margarete alegou que não poderia dar mais informações sobre o caso.

O IML de Florianópolis concluiu o laudo pericial cadavérico na quarta-feira. O médico legista apontou que a causa da morte foi “asfixia por enforcamento” provocada por “energia de ordem mecânica”. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o laudo descarta qualquer possibilidade de envenenamento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora