Noticias|Últimas Notícias>Política
|
15 de dezembro de 2011
|
08:30

Presidente do PV: Código Florestal não impede aliança com PCdoB

Por
Sul 21
[email protected]

Felipe Prestes

O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, afirmou nesta quarta-feira (14) que o novo Código Florestal não é impeditivo para que o partido faça alianças com o PC do B em 2012, contrariando afirmação de Montserrat Martins dada na semana passada, que gerou um acalorado debate no PV gaúcho. “O Código Florestal deixou algumas marcas, mas o relator foi um deputado do PC do B de São Paulo, não se pode atribuir o texto a todo o partido. Não existe qualquer determinação nacional de veto a alianças com este partido”, disse.

Penna esteve em Porto Alegre nesta quarta e tinha encontro marcado com dirigentes do PC do B, mas, devido a imprevistos, não conseguiu comparecer. O Sul21 conversou com ele por telefone. Em solo gaúcho, o presidente da sigla teve apenas encontro com correligionários, segundo ele para dar informes sobre os “horizontes nacionais” do partido, garantindo que não tratou das eleições em Porto Alegre. “Tenho total confiança nas nossas direções estaduais e municipais. Sei da simpatia que eles têm aqui pela candidata do PC do B”, disse.

O presidente afirmou que a única recomendação dado aos integrantes do partido no RS foi para que a aliança seja programática e que o foco seja em ter um vereador em Porto Alegre. “Falei da importância da minha experiência como vereador de uma grande cidade como São Paulo. Deveríamos olhar com mais interesse em ter um vereador em Porto Alegre”.

Penna também falou aos correligionários que o debate ainda é muito incipiente e que o partido deve caminhar sem pressa. “O debate ainda é tão preliminar que nem decidimos se teremos candidatura própria ou estaremos em uma aliança”, explicou. Penna revelou ao Sul21 o que teria dito aos dirigentes do PC do B no encontro. “Diria que temos muitas críticas ao modelo de desenvolvimento do país e que queremos apontar uma visão onde o meio-ambiente esteja presente em todas as áreas, como a economia e a social”, disse.

“Temos tido a boa recepção do PV, a direção do partido parece entusiasmada com a aliança”, afirmou o presidente do PC do B de Porto Alegre, Adalberto Frasson. O dirigente rebateu as declarações de Montserrat Martins, ressaltando que ele já desejava sair do PV. “Foi a declaração de alguém que quis aproveitar o momento para se projetar”, afirmou.

Segundo Frasson, é natural que haja divergência programática entre partidos que compõem uma aliança. Além disto, o dirigente ressaltou que a  posição dos partidos nacionalmente não deve interferir no programa de governo montado para Porto Alegre. “Estamos chamando eles para o debate do programa, que vai ter a opinião de todos os aliados”. Ainda segundo Frasson, o PC do B vai buscar um programa com viés para a proteção do meio-ambiente. Ele ressaltou que no governo estadual o partido comanda a pasta do Meio-Ambiente.

Também nesta quarta-feira, ao meio-dia, Frasson se reuniu com os presidentes estadual e municipal do PRB, Carlos Gomes e Waldir Canal. “Temos boa relação com o PRB e eles têm admiração pelo trabalho da deputada (Manuela)”, disse. O comunista conta que o PRB deve ouvir vários candidatos à prefeitura em fevereiro. Frasson prevê que afora o PSB, que já está definido pelo apoio a Manuela, demais siglas só devem se decidir em março ou abril do ano que vem. “Agora é uma época de muita conversa, namoro, mas casamento só no ano que vem”.

O presidente municipal do PC do B afirmou também que ainda tem esperança de contar com o apoio do PT. “Não joguei a toalha”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora