Código Florestal prejudica união de PCdoB e PV em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Código Florestal prejudica união de PCdoB e PV em Porto Alegre
Código Florestal prejudica união de PCdoB e PV em Porto Alegre
Flávia Lima Moreira/Imprensa - Manuela d'Ávila

Rachel Duarte

As críticas ao novo Código Florestal, de autoria do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), podem refletir até mesmo nas eleições municipais de 2012 em Porto Alegre. Em almoço pluripartidário nesta quinta-feira (08), o PCdoB gaúcho apresentou o nome de Manuela D’Ávila ao PV e mais quatro siglas (PSB,PPL,PR e PSD) como possível candidata comum à prefeitura da capital gaúcha. A direção verde, porém, deixou claro: apoiar o partido do relator do Código Florestal pode ser indigesto demais para a sigla. “Uma parte do PV está preocupado em manter a identidade partidária ligada à preservação ambiental e contrária a aprovação do novo Código Florestal. É uma divergência que temos com o PCdoB. Se ela (Manuela) se distanciar desta visão do Aldo Rebelo, temos como nos aproximar”, falou o dirigente verde Montserrat Martins.

O dirigente verde disse que a intenção do partido para a disputa de Porto Alegre é compor aliança, mas com siglas que se aproximem da linha do PV. “Tem propostas hoje em Porto Alegre que descaracterizam a área rural. Queremos uma plataforma que se preocupe com a questão da água, por exemplo”, disse. Segundo Montserrat, foi sugerido no encontro com o PCdoB gaúcho que a deputada Manuela se aproxime da causa ambientalista de forma assumida com a sociedade. “Eu não gostaria de ver o PV perder esta identidade. Então, para termos uma unidade programática, ela poderia aproveitar a relação que ela tem com os jovens e se sensibilizar quanto a este tema”, falou.

De acordo com o presidente do PCdoB-RS, Adalberto Frasson, o debate para construção do programa de governo e a plataforma da pré-candidata Manuela D´Ávila ainda está aberto e irá conter a propostas que visam o desenvolvimento sustentável. “É um tema que vamos tratar e podemos construir uma alternativa conjunta”, alegou.

Frasson disse que no almoço, o PV foi aberto para uma aproximação com o PCdoB e, assim como as demais siglas presentes no encontro, irá enviar dirigentes partidários para a reunião de elaboração das primeiras propostas de campanha de Manuela na próxima semana. “Todos foram convidados e ficaram de enviar representantes”, afirmou.

Como um primeiro contato pluripartidário para iniciar a construção de uma frente em apoio a Manuela D´Ávila, o presidente comunista avalia o almoço como positivo. “Tivemos a presença de cinco vereadores e já temos o apoio oficial do PSB. O PPL e PR estiveram conosco na eleição estadual de 2010 também”, projetou.

PSD cauteloso

A nova sigla do deputado federal Danrlei de Deus (PSD-RS) está adotando a cautela como cartilha nas articulações pela disputa de Porto Alegre. A ideia é conhecer melhor os possíveis aliados. À primeira vista, o PSD gaúcho não se impressionou com as intenções do PCdoB. “Mais do que boas impressões, precisamos avaliar bem o processo eleitoral por estarmos pensando no crescimento do partido. Mas entendemos que fazer coligações será o melhor caminho”, falou o presidente do PSD em Porto Alegre, vereador Nelcir Tessaro.

Entre os pontos que o PSD encontrou convergência com os comunistas estão as críticas à atual gestão de Porto Alegre. “Tem muita coisa errada na cidade, principalmente nos recursos públicos não aplicados e uma série de obras de mobilidade e habitação que estão comprometidas com esta falta de empenho dos recursos federais”, apontou.

Na próxima segunda-feira, 12, será a vez do PT apresentar os argumentos para convencer o PSD a se tornar aliado na disputa pela prefeitura de Porto Alegre. Paralelamente, os petistas também estão costurando encontros partidários. No mesmo dia do almoço para compor a frente pró-Manuela D´Ávila, o coordenador da campanha de Adão Villaverde (PT) também se reuniu com o PV — sinal de que, caso a proximidade de Manuela com Aldo Rebelo seja por demais indigesta, o Partido dos Trabalhadores pode virar uma boa opção para os verdes.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora