Noticias|Últimas Notícias>Política
|
14 de dezembro de 2011
|
21:23

Câmara de Porto Alegre mantém Avenida Castelo Branco: veja lista

Por
Sul 21
[email protected]
Dos vereadores, 16 foram contra a mudança, contra 12 votos favoráveis e cinco abstenções | Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

André Carvalho

Após mais de três horas de sessão e um caloroso debate, os vereadores da capital gaúcha, em uma votação apertada, decidiram nesta quarta-feira (14), que Porto Alegre deverá seguir recebendo seus visitantes pela Avenida Castelo Branco – comandante do golpe militar em 1964, e autor dos Atos Institucionais 1 e 2 –, ao invés de mudar o nome da via para Avenida da Legalidade.

Dos 33 parlamentares presentes no plenário, apenas 12 votaram a favor do Projeto de Lei proposto pelos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, ambos do PSOL, que mudaria o nome da avenida para homenagear o ato em defesa da constituição, em 1961, comandado pelo então governador gaúcho Leonel Brizola. Outros 16 vereadores votaram contra e cinco se abstiveram.

Contrário ao projeto, o vereador Nelcir Tessaro (PSD), que se declarou opositor da ditadura, argumentou que mudar o nome da Avenida não faria com que as pessoas deixassem de chamar de Castelo Branco. “No Rio de Janeiro mudaram o nome do aeroporto do Galeão para Tom Jobim e quem é que sabe? Quem é chama assim?”, questionou.

Entre os ausentes da votação, está listado o presidente eleito da Câmara de Porto Alegre, Mauro Zacher (PDT) | Foto: Mariana Fontoura/CMPA

Em resposta, Pedro Ruas afirmou que isso é uma questão de tempo: “Aos que não sabem, a Avenida Independência, antes de ter esse nome, se chamava Avenida Flores da Cunha. Além disso, da mesma maneira que queremos defender a democracia, alterando o nome da avenida por uma homenagem de um feito gaúcho, os ditadores do passado quiseram se auto-homenagear alterando nome de ruas importantes, como a Fernando Machado, que antes era conhecida como Rua do Arvoredo, ou a Rua da Ladeira, hoje chamada de General Câmara”. E cutucou: “Se os vereadores que aqui se dizem ser contra a ditadura, não há porque votar contra a mudança”.

Já a Vereadora Maria Celeste (PT) destacou que na verdade não se trata de uma mudança, mas sim de dar nome a uma avenida que se utiliza de algo usual. “Não há nenhuma Lei que decreta chamar tal avenida de Castelo Branco. Mas se esta via realmente tiver que ter este nome, então que tenha embaixo de sua identificação, informações de quem foi e quais foram suas ações para que todos saibam que está sendo homenageado”.

Após a votação, Fernanda Melchionna declarou que “o parlamento de Porto Alegre perdeu uma grande oportunidade de acabar com as homenagens aos ditadores do passado e dar um passo positivo para a democracia real”.

Ao longo do debate, alguns jovens sentados na platéia carregavam faixas e cartazes em apoio ao projeto. Ao final de cada fala favorável a mudança, os manifestantes entoavam palavras de ordem, como: “Eu quero entrar, na minha cidade, pela Avenida da Legalidade” e “Ô PDT, cadê você? O brisolismo depende de você”.

Abaixo, a lista dos vereadores que participaram da sessão plenária desta quarta-feira

Pela manutenção do nome “Avenida Castelo Branco”

Reginaldo Pujol (DEM)
Dr. Raul Torelly (PMDB)
Haroldo de Souza (PMDB)
Professor Garcia (PMDB)
Sebastião Melo (PMDB)
Beto Moesch (PP)
João Antônio Dib (PP)
João Carlos Nedel (PP)
Paulinho Rubem Berta (PPS)
Waldir Canal (PRB)
Nelcir Tessaro (PSD)
Tarciso Flecha Negra (PSD)
Luiz Braz (PSDB)
Mario Manfro (PSDB)
Elói Guimarães (PTB)
Nilo Santos (PTB)

Pela mudança para “Avenida da Legalidade”

Luciano Marcantônio (PDT)
Toni Proença (PPL)
Airto Ferronato (PSB)
Pedro Ruas (PSOL)
Fernanda Melchionna (PSOL)
Adeli Sell (PT)
Aldacir Oliboni (PT)
Engenheiro Comassetto (PT)
Maria Celeste (PT)
Mauro Pinheiro (PT)
Sofia Cavedon (PT)
DJ Cassiá (PTB)

Abstenções

Mário Fraga (PDT)
Idenir Cecchim (PMDB)
Elias Vidal (PPS)
Carlos Todeschini (PT)
Alceu Brasinha (PTB)

Ausentes

Dr. Thiago Duarte (PDT)
Mauro Zacher (PDT)
Bernardino Vendruscolo (PSD)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora