Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
4 de novembro de 2011
|
16:44

Goleiro do milésimo gol de Pelé será julgado por crimes de ditadura

Por
Sul 21
[email protected]
Reprodução
Entidades de Direitos Humanos da Argentina denunciavam a atuação do ex-atleta na repressão | Foto: Reprodução

Da Redação

O ex-arqueiro argentino Edgardo Andrada, que atuou no Vasco da Gama nas décadas de 1960 e 70, é acusado pelo sequestro e morte de dois militantes montoneros, Osvaldo Cambiasso e Eduardo Pereyra Rossi, em 1983. Andrada deverá prestar depoimento ao juiz federal de San Nicolas, Carlos Villafuerte Ruzo, na próxima quarta-feira (9). Andrada ficou notabilizado por levar o gol mil de Pelé, de pênalti, em 1969, num duelo entre Vasco e Santos no Maracanã.

O ex-goleiro iniciou a carreira no Rosário Central onde jogou por quase uma década e chegou a jogar pela Seleção Argentina. Em seguida, teve carreira exitosa pelo Vasco, clube pelo qual jogou por oito anos. Ainda passou pelo Vitória da Bahia e pelo Colón de Santa Fé. Ao acabar a carreira, se tornou “personal civil de inteligência” da repressão argentina.

Há testemunhas de que ‘Antelo’, codinome de Andrada, participou da ação que vigiou e capturou os dois montoneros no Bar Magnum, em Rosario. Entidades de Direitos Humanos da Argentina denunciavam há bastante tempoa atuação do ex-atleta na repressão. Até esta semana Edgardo Andrada ainda atuava na comissão técnica das categorias de base do Rosario Central. Na última quarta-feira (2), o presidente do clube, Julio Colabianchi, declarou que Andrada pediu para deixar o cargo. “Andrada renunciou, já tem substituto e é mais saudável para o Rosario Central”, declarou o dirigente.

Andrada não é o único acusado pelo sequestro e morte dos dois montoneros. Vários repressores civis e militares estão sendo acusados e deverão depor à Justiça, inclusive o general Reynaldo Bignone, que era ninguém menos que o presidente da Argentina quando foram cometidos estes crimes.

Com informações de La Capital e Tiempo Argentino


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora