Notícias em geral
|
14 de novembro de 2011
|
10:55

Fiódor Dostoiévski para todos e para cada um

Por
Sul 21
[email protected]
Fiódor Dostoiévski para todos e para cada um
Fiódor Dostoiévski para todos e para cada um

Por Chrisppa Silva
Voz da Rússia

Em 11 de novembro completam-se 190 anos do nascimento de Fiódor Dostoiévski, o mais famoso, mais publicado e mais lido dos escritores russos no mundo.

Não se pode dizer de Dostoiévski “Eu não me importo com ele”. “Dostoiévski importa a todos e a cada um, porque ninguém pode ficar indiferente à sua própria alma”, escreveu há cem anos o filósofo russo Vassili Rozanov.

Durante vários meses, houve discussões em torno do filme biográfico de oito séries sobre o escritor, que foi exibido pelo canal de TV Federal Rússia. Possivelmente, porque os autores da série “Dostoiévski”, o roteirista e dramaturgo Eduard Volodarski e diretor de cinema Vladimir Khotinenko, decidiram “recusar a imagem de monumento nacional” e identificar a coisa mais importante na vida tão dramática do escritor, aquilo de que é necessário contar a uma pessoa moderna.Talvez seja preciso falar sobre o que não se fala nas aulas de literatura na escola? Ou encontrar uma maneira de chocar o espectador? Vladimir Khotinenko lembra que essas perguntas surgiam na sua mente, mas no final ele concluiu que é falso.

Leia mais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora