Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
8 de novembro de 2011
|
17:28

Fifa propõe cota social no lugar de meia-entrada na Copa

Por
Sul 21
[email protected]

Valcke: cota social | Por Alexander Hassenstein/FIFA

Da Redação

O secretário-geral da Fifa, Jèrôme Valcke, propôs nesta terça-feira (8) a venda de ingressos dentro de uma cota social no lugar da meia-entrada na Copa do Mundo de 2014. A proposta foi feita durante audiência na comissão da Câmara que discute a Lei Geral da Copa. Na ocasião, ele admitiu que a Fifa “não gosta da meia-entrada” e defendeu que uma cota social permitirá que mais pessoas possam entrar nos jogos do Mundial de 2014.

“Em vez de diferentes grupos com direito a meia-entrada, propus uma categoria 4 (de ingressos) que será reservada apenas aos brasileiros. Nessa categoria 4, trabalharemos com acesso privilegiado aos estudantes, aos diferentes grupos que têm acesso a meia-entrada”, disse Valcke. “Quando damos meia-entrada de forma geral, não são os mais pobres que têm essa possibilidade.”

A mesma proposta já foi aplicada na edição de 2010, na África do Sul. Valcke estima que esses bilhetes custariam US$ 25,00 (cerca de R$ 42,00) no Brasil. Ele também alertou ser necessário haver fiscalização para que essas entradas não caiam nas mãos de cambistas.

Valcke destacou que, na conversa que teve com a presidente Dilma Rousseff no começo de outubro, em Bruxelas, na Bélgica, lhe foi dito que a meia-entrada na Copa de 2014 valeria apenas para idosos, por se tratar de uma lei federal.

Ele aproveitou a reunião para cobrar novamente o Brasil em relação às obras de mobilidade urbana. “Estamos atrasados, não podemos perder nenhuma dia”, avisou. Valcke ressaltou que, apesar de a Copa das Confederações em 2013 ser um evento teste, é preciso acelerar as obras, porque não haverá tempo de fazer nenhuma “mudança fundamental” entre a competição e o Mundial de 2014.

Com informações de O Estado de S. Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora