Notícias
|
20 de outubro de 2011
|
17:02

Porto Alegre não sediará jogos da Copa das Confederações

Por
Sul 21
[email protected]
Atraso em obras da reforma no Beira-Rio teria sido decisiva para que Porto Alegre ficasse sem jogos decisivos da Copa 2014 | Foto: Priscila Leal/Flickr

Da Redação

Está definida a distribuição das sedes para as partidas da Copa do Mundo 2014. A competição começará em São Paulo, no futuro estádio do Corinthians, e será encerrada no Rio de Janeiro, no Maracanã, com semifinais na capital paulista e em Belo Horizonte. Para Porto Alegre, as notícias não são as melhores: a cidade está fora da Copa das Confederações em 2013 e não sediará nem partidas da seleção brasileira nem jogos decisivos do mundial. O anúncio ocorreu na tarde de quinta-feira (20), em Zurique, na Suíça.

As cidades que sediarão a Copa das Confederações são Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. A competição inicia em Brasília e termina no Rio de Janeiro. Recife e Salvador ficam em compasso de espera, podendo sediar jogos da competição em caso de necessidade. Fortaleza está também entre as cidades que sediarão jogos do Brasil na primeira fase, ao lado de São Paulo e Brasília.

Foram definidos também os horários para jogos na Copa do Mundo: 13h, 16h, 19h e 22h (todos horários de Brasília). A partir das oitavas de final, os jogos ocorrem às 13h e 17h. Quartas e semifinais ocorrem às 17h, enquanto as decisões de terceiro lugar e título acontecem às 16h.

Porto Alegre sediará cinco jogos da Copa do Mundo, que acontecem nos dias 15, 18, 22, 25 e 30 de junho de 2014. Serão quatro jogos da fase de grupos e uma partida das oitavas de final. Apenas Natal, Cuiabá, Curitiba e Manaus sediarão menos jogos do torneio, hospedando quatro partidas. A cidade perdeu força a partir do atraso das obras do Beira-Rio, paradas há mais de três meses por um impasse com a Andrade Gutierrez, construtora que assumiu parte da responsabilidade pela obra.

A ausência de Porto Alegre da Copa das Confederações já havia sido antecipada no começo da manhã de hoje pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Em contato com Francisco Noveletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Teixeira revelou não apenas que Porto Alegre estava fora da competição, como insinuou que a sede dos jogos na capital gaúcha pode mudar, saindo do Beira-Rio e indo para a Arena do Grêmio. Nos bastidores, comenta-se que há grande pressão de alguns setores políticos para que a mudança ocorra.

A tabela completa pode ser conferida no site oficial da FIFA.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora