Últimas Notícias > Internacional > Noticias
|
14 de outubro de 2011
|
15:52

Polícia chilena enfrenta primeira acusação formal de sequestro a jornalista

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

A polícia do Chile será alvo nesta sexta-feira (14) da primeira acusação formal de sequestro de um jornalista desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet em 1990. O caso do fotógrafo Fernando Fiedler, da agência italiana IPS (International Press Service), está entre outros dez episódios ocorridos desde o início do governo de Sebastián Piñera.

No processo, Fiedler conta que foi “sequestrado” e espancado por um grupo de policiais, quando registrava um protesto no dia 6. Fiedler afirma também que os policiais apagaram imagens de sua câmera fotográfica. Outro fotógrafo, Jorge Villegas, da agência chinesa de notícias Xinhua, alega ter sido intoxicado, em agosto, por uma bomba de gás lacrimogêneo, pressionada contra seu rosto por policiais. Antes disso, o fotógrafo da agência espanhola Efe Víctor Salas perdeu um olho depois de ser agredido por um policial da cavalaria, quando fotografava uma manifestação na cidade de Valparaíso. Outros sete jornalistas apresentaram denúncias semelhantes.

Na última quarta-feira, o relator especial das Nações Unidas para Liberdade de Expressão, Frank La Rue, esteve em Santiago pedindo que o governo chileno autorize a visita de uma missão oficial ao país. La Rue condenou as práticas de coerção contra os profissionais da imprensa. “A manutenção da ordem não pode silenciar a opinião pública”, disse o relator da ONU.

As denúncias apareceram no momento em que Piñera atingiu seu menor índice de aprovação (22%). Há cinco meses, seu governo enfrenta uma onda de protestos estudantis que pode fazer com que 50 mil estudantes percam o ano letivo.

Com informações da Folha de S. Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora