Noticias|Últimas Notícias>Política
|
7 de outubro de 2011
|
09:34

Pesquisa Kepeler/Sul21 mostra intenção de voto para a prefeitura de Bagé

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Pesquisa da empresa Kepeler Consultoria em parceria com o Sul21 mostra um cenário de equilíbrio na corrida pela prefeitura de Bagé, a um ano da eleição municipal. O atual prefeito Dudu Colombo (PT) e a vereadora Adriana Lara (PTB) rivalizam a disputa, com vantagem para o petista na pesquisa espontânea e para a petebista nas pesquisas estimuladas. A diferença entre ambos, porém, está dentro da margem de erro da pesquisa.

A Kepeler Consultoria ouviu 400 eleitores de Bagé entre os dias 24 e 27 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, o atual prefeito Dudu Colombo (PT) aparece com 22,8% das menções dos entrevistados. O ex-prefeito e atual secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi (PT), aparece com 18,8% das intenções de voto. A vereadora Adriana Lara (PTB) recebeu 10% das menções.

A maioria dos entrevistados, no entanto, informou na pesquisa espontânea que não sabe em quem irá votar (23,5%). Outros 9% preferiram não informar a intenção de voto.

Pesquisa espontânea sobre a intenção de voto para a prefeitura de Bagé. No item "outros" estão agrupados os candidatos que tiveram no máximo 1% das menções | Fonte: Kepeler Consultoria

Estimulada

Na pesquisa estimulada, na qual é apresentado aos entrevistados um disco com os nomes dos candidatos, a pesquisa montou dois cenários.

No primeiro deles, a vereadora Adriana Lara (PTB) aparece com 37,8% das intenções de voto, seguida pelo prefeito Dudu Colombo (PT), com 36,5%. A diferença fica dentro da margem de erro, portanto, há empate técnico entre os dois. Sílvio Machado (sem partido) tem 5% das intenções de voto, Edegar Franco (sem partido) tem 2,3% e Gustavo Moraes (PMDB), 2,3%.

Neste cenário, o percentual de eleitores que votariam em branco ou nulo, ou não souberam nem informaram em quem votariam, é de 15,3% no total.

Cenário 1 - Pesquisa estimulada sobre a intenção de voto para a prefeitura de Bagé | Fonte: Kepeler Consultoria

No segundo cenário, com a presença do peemedebista Fernando Teixeira, Colombo e Adriana Lara mantêm o empate técnico, mas com uma diferença mais apertada. Adriana Lara (PTB) aparece com 36,5% das intenções de voto e Dudu Colombo (PT), com 36%. Sílvio Machado (sem partido) tem 5,5% das menções, Fernando Teixeira (PMDB) tem 3,8% e Edegar Franco (sem partido), 2,8%.

Neste cenário, o índice de brancos, nulos, não souberam responder e não informaram foi de 15,5%.

Cenário 2 - Pesquisa estimulada sobre a intenção de voto para a prefeitura de Bagé | Fonte: Kepeler Consultoria

Rejeição

A pesquisa também mediu a rejeição dos pré-candidatos junto ao eleitorado de Bagé. A rejeição mais alta é de Fernando Teixeira (PMDB) – 25,3% dos entrevistados disseram que não votariam no peemedebista. O percentual foi de 20,5% para Dudu Colombo (PT). Sílvio Machado (sem partido) e Jussara Carpes (na época da pesquisa, no PT) tiveram 10% de rejeição. O índice foi de 7,5% para Adriana Lara.

Rejeição na intenção de voto para a prefeitura de Bagé | Fonte: Kepeler Consultoria

A pesquisa Kepeler/Sul21 também perguntou aos entrevistados quem eles consideram o candidato mais preparado para administrar Bagé, independente das simpatias políticas do eleitor. Neste quesito, Adriana Lara aparece com 38% das menções, enquanto Dudu Colombo tem 36%. Sílvio Machado recebeu 6% das respostas, Jussara Carpes 2,5%, Fernando Teixeira 2,3% e Edegar Franco 1,5%.

O levantamento também questionou aos eleitores por quais partidos eles têm simpatia ou antipatia. A maioria dos entrevistados (61,8%) afirmou não ter simpatia por nenhum partido. O PT é o partido preferido de 29,8% dos eleitores bageenses. O PMDB teve 2,8% das menções e o PDT 1,5%.

De acordo com a pesquisa, 79,3% dos entrevistados disseram não ter antipatia por nenhum partido. Disseram ter antipatia pelo PT 7,8% dos entrevistados; pelo PMDB, 3,3%; e pelo PSDB, 2,5%.

Nota metodológica

Pesquisa de opinião pública sobre assuntos políticos.

Público alvo: eleitores registrados no município de Bagé.

Total de eleitores de Bagé: 86.981 (TRE-RS).

Período de realização: 24 a 27 de setembro de 2011.

Técnica amostral: quantitativa probabilística por cotas de sexo, idade e escolaridade.

Tamanho da amostra: 400 entrevistas

Técnica de coleta de dados: entrevistas individuais e pessoais, com aplicação de questionário estruturado contendo perguntas fechadas, semi-abertas e abertas, realizadas em pontos de fluxos de pessoas por pesquisadores treinados.

Área de realização da coleta de dados: centro da cidade e mais 53 bairros do município.

Supervisão de campo: in loco de 100% das entrevistas por técnicos experientes e rechecagem de no mínino 12% das entrevistas por conferência telefônica.

Margem de erro esperada de cinco pontos percentuais para mais ou para menos e grau de confiança de 95%. Isto significa que se forem realizadas 100 pesquisas segundo a mesma metodologia utilizada nesta pesquisa ao menos 95 delas apresentarão resultados semelhantes.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora