Noticias|Últimas Notícias>Política
|
27 de outubro de 2011
|
18:28

Pesquisa Kepeler/Sul21 aponta intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Faltando um ano para Porto Alegre eleger seu novo prefeito, pesquisa da empresa Kepeler Consultoria publicada em parceria com o Sul21 mostra que a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) lidera cinco dos seis cenários da pesquisa. No entanto, José Fortunati (PDT) aparece melhor colocado na pesquisa espontânea. Mesmo liderando a maioria dos cenários, a deputada é acompanhada de perto pelo prefeito em todas as projeções.

Leia mais:
– TV Sul21: Benedito Tadeu César comenta as pesquisas eleitorais

A Kepeler Consultoria entrevistou 600 eleitores de Porto Alegre entre os dias 21 e 24 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A amostragem da pesquisa foi coletada em 73 pontos da capital gaúcha, abrangendo todas as regiões do Orçamento Participativo (OP).

Espontânea
Na pesquisa espontânea, José Fortunati (PDT) aparece com 10,8% das intenções de voto. A deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) recebeu 10,7% das menções dos eleitores. Todos os outros candidatos somados totalizaram 9,9% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) teve 2,5% das menções. Entre os petistas, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário (PT) aparece com 2,2%, enquanto Olívio Dutra apresenta 2%, Tarso Genro surge com 1,7% e Raul Pont com 1,5%.

A maioria dos entrevistados (43,5%), porém, disse que ainda não sabe em quem vai votar para a prefeitura de Porto Alegre. Outros 7% responderam que votariam em branco caso as eleições fossem hoje, 4,5% disseram que anulariam o voto e 5,7% não informaram a preferência.

Veja o gráfico da pesquisa espontânea. Clique na imagem para ampliar.

Kepeler Consultoria
Pesquisa espontânea sobre a intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre. No item "outros" estão agrupados os candidatos que tiveram no máximo 1% das menções | Fonte: Kepeler Consultoria

Estimulada
Na pesquisa estimulada, na qual é apresentado aos entrevistados um disco com os nomes dos candidatos, a pesquisa montou seis cenários diferentes. No primeiro deles, a deputada federal Manuela D´Ávila (PCdoB) aparece com 30,2% da preferência do eleitorado de Porto Alegre, seguido pelo prefeito José Fortunati (PDT), com 28,2% dos votos.

O deputado federal Nelson Marchezan Jr (PSDB) registrou 6,5% das intenções de voto, enquanto o deputado estadual Adão Villaverde (PT) recebeu 5,7%. Também registram intenções de voto Sebastião Melo do PMDB com 3%, Paulo Borges (DEM) com 2,5%, Roberto Robaina (PSOL) com 1,7%, José Francisco Malmann (PHS) com 0,8%.

Neste cenário, disseram que votariam em branco 6,2% dos entrevistados, enquanto 9,2% dos eleitores não souberam responder. Dos consultados, 5,3% disseram que anulariam o voto e 0,8% não informaram sua preferência por algum candidato.

Veja o gráfico do primeiro cenário da pesquisa estimulada. Clique na imagem para ampliar.

Kepeler Consultoria
Cenário 01 - Pesquisa estimulada sobre a intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre | Fonte: Kepeler Consultoria

O segundo cenário traz Manuela D´Ávila com 29,8% das intenções de voto, seguido por José Fortunati, que aparece com 26,3% das menções dos entrevistados. Em seguida, aparecem Nelson Marchezan Jr e o deputado federal Henrique Fontana (PT), com 8% e 7,7% das intenções de voto, respectivamente. Sebastião Melo aparece neste cenário com 3,2% das menções dos entrevistados, Paulo Borges com 3%, Roberto Robaina com 1,8% e José Francisco Mallmann com 1,2%

Na simulação, os eleitores que votariam em branco totalizaram 6,3%; os que não souberam responder foram 7%; 4,7% disseram que anulariam o voto e 1% não informaram a preferência.

Veja o gráfico do segundo cenário da pesquisa estimulada. Clique na imagem para ampliar.

Kepeler Consultoria
Fonte: Kepeler Consultoria

No terceiro cenário montado pela pesquisa, Manuela D´Ávila aparece com 32,2% das intenções de voto, seguido por José Fortunati, que registra 26,7% da preferência dos entrevistados. Nelson Marchezan Jr recebeu 6,8% das menções. Já Adeli Sell teve 4,3% das intenções de voto. Neste cenário, Sebastião Melo registra 3,7% das intenções de voto, Paulo Borges fica com 3%, Roberto Robaina com 1,7%, José Francisco Malmann com 1,2%.

Nesta simulação, 6,2% dos entrevistados disseram que votariam em branco; 8,8% disseram não saber responder; não informaram a preferência 0,8% e 4,7% afirmaram que anulariam o voto.

Veja o gráfico do terceiro cenário da pesquisa estimulada. Clique na imagem para ampliar.

Kepeler Consultoria
Fonte: Kepeler Consultoria

No quarto cenário da pesquisa, o prefeito José Fortunati lidera as intenções de voto com 24,2%, seguido pela deputada Manuela D´Ávila que registra 22,7% e em terceiro lugar aparece a ministra Maria do Rosário com 20%. Nelson Marchezan Jr aparece com 5,8%, Paulo Borges com 3,8%, Sebastião Melo 3%, Roberto Robaina 1,7% e José Francisco Malmann com 1,5%.

Nesta simulação 7,3% dos eleitores consultados na pesquisa não souberam responder, 5,2% afirmaram que votarão em branco, 4% disseram que anularão o voto e 0,8% se recusaram a informar sua preferência.

Veja o gráfico do quarto cenário da pesquisa estimulada. Clique na imagem para ampliar.

Kepeler Consultoria
Fonte: Kepeler Consultoria

No quinto cenário apontado pela pesquisa, Manuela D´Ávila registra 28% das intenções de voto, enquanto José Fortunati aparece com 24,8%. Raul Pont recebeu 14,2% e Nelson Marchezan Jr com 5,8%. Neste cenário, Sebastião Melo 3,2%, Paulo Borges 2,3%, Roberto Robaina 1,8% e José Francisco Mallmann com 1,5%.

Nesta simulação, 7,3 dos entrevistas afirmaram não saber em quem vão votar, 5,7% disseram que votariam em branco, 4,7% devem anular o voto e 0,8% disseram que preferem não informar sua decisão.

Veja o gráfico do quinto cenário da pesquisa estimulada. Clique na imagem para ampliar.

Kepeler Consultoria
Fonte: Kepeler Consultoria

No sexto e último cenário foi excluída a candidatura própria do PT. A pesquisa apontou que Manuela D´Ávila com 30,3% das intenções de voto, enquanto Fortunati registra 28,7%. Em terceiro lugar aparece Nelson Marchezan Jr com 5,2%, seguido de Paulo Borges com 4,8%, Roberto Robaina com 4%, Sebastião Melo 3,8% e João Francisco Malmann com 1,8%.

No simulação, 8,3% dos entrevistados não souberam responder; 7,3% afirmaram que vão votar em branco; 5% disseram que devem anular o voto e 0.7% optaram por não informar.

Veja o gráfico do sexto cenário da pesquisa estimulada. Clique na imagem para ampliar.

Kepeler Consultoria
Fonte: Kepeler Consultoria

A pesquisa também mediu a rejeição dos pré-candidatos junto ao eleitorado de Porto Alegre, quando a pesquisa pergunta em quem os entrevistados não votariam, apresentando um novo disco com a lista de todos os candidatos.

O deputado estadual Raul Pont teve rejeição de 15,7% dos entrevistados; a ministra Maria do Rosário teve 10,8% e o deputado Nelson Marchezan Jr teve 9,2% de rejeição, mesmo índice obtido pela deputada Manuela D´Ávila. No quesito, Paulo Borges registrou 7,8%; José Fortunati 5,5%; Adeli Sell 4,5%, Roberto Robaina, 4,3% Sebastião Melo 4,3%, José Francisco Malmann 4%. A menor rejeição foi para Henrique Fontana 2,8% e Adão Vilaverde 2,8%.

Neste quesito, 10,7% dos entrevistados não souberam responder; 3% afirmaram não ter rejeição por nenhum dos candidatos e 0,7% não informaram.

Veja o gráfico do quesito rejeição. Clique na imagem para ampliar.

Kepeler Consultoria
Fonte: Kepeler Consultoria

Nota metodológica

Pesquisa de opinião pública sobre assuntos políticos.

Público alvo: eleitores registrados no município de Porto Alegre.

Total de eleitores de Porto Alegre: 1.058.044 eleitores (TRE-RS).

Período de realização: 21 a 24 de outubro de 2011.

Técnica amostral: quantitativa probabilística por cotas de sexo, idade e escolaridade, conforme o perfil fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, cumprindo-se, assim, nesta pesquisa todas as exigências do TSE.

Tamanho da amostra: 600 entrevistas.

Área de realização da coleta de dados: centro da cidade e mais 73 regiões do Orçamento Participativo do município.

Técnica de coleta de dados: entrevistas individuais e pessoais, com aplicação de questionário estruturado contendo perguntas fechadas, semi-abertas e abertas, realizadas em pontos de fluxos de pessoas por pesquisadores treinados.

Supervisão de campo: in loco de 100% das entrevistas por técnicos experientes e rechecagem de no mínino 12% das entrevistas por conferência telefônica.
Margem de erro esperada de cinco pontos percentuais para mais ou para menos e grau de confiança de 95%. Isto significa que se forem realizadas 100 pesquisas segundo a mesma metodologia utilizada nesta pesquisa ao menos 95 delas apresentarão resultados semelhantes.

Análise da pesquisa
Benedito Tadeu César

Rigoroso empate técnico. Este é o diagnóstico que melhor caracteriza o cenário político-eleitoral em Porto Alegre hoje. A doze meses da eleição, José Fortunati, Manuela D’Ávila e Maria do Rosário, exatamente os candidatos que se enfrentaram com maior força no último pleito eleitoral no município, reaparecem hoje praticamente nas mesmas posições em que se encontravam no encerramento do primeiro turno de 2008, ainda que Fortunati, naquele momento, figurasse como candidato à vice-prefeito na chapa de José Fogaça. Caracteriza-se, assim, uma situação em que o que prevalece é a lembrança do último pleito.

Sim, há uma diferença. Manuela lidera em todos os cenários. Mas, atenção, em todos os seis cenários propostos aos eleitores e também na menção espontânea, ela lidera dentro da margem de erro. Considerando-se que a margem de erro esperada na pesquisa é de cinco pontos percentuais, isto quer dizer que para qualquer candidato assumir a liderança ele precisa estar, no mínimo, 10 pontos percentuais a frente daquele(s) que venha(m) depois dele.

Qualquer dos quatro outros candidatos possíveis do PT, ou seja, Adão Villaverde, Adeli Sell, Henrique Fontana ou Raul Pont, não representaria ameaça hoje aos candidatos José Fortunati, do PDT, e do Manuela D’Ávila, do PCdoB. Villaverde, Sell e Fontana, aliás, que são os menos conhecidos do eleitorado, pois nunca disputaram eleição para a cargo de prefeito de Porto Alegre, aparecem também em empate técnico, enquanto Pont, que é mais conhecido e que já foi prefeito e vice-prefeito da capital, aparece à frente dos seus companheiros de partido, mas é o que detém a maior rejeição dentre todos os pré-candidatos testados.

Tem desempenho significativo, mas que reforça a tese da sobrevivência da lembrança do último pleito, o pré-candidato do PSDB, Nelson Marchezan Jr., que oscila de 5,2% a 8% das intenções de voto, dependendo do cenário proposto aos eleitores. Uma oscilação que ocorre dentro da margem de erro da pesquisa e que demonstra que a pré-candidatura de Marchezan Jr., assim como ocorreu com as pré-candidaturas dos principais candidatos de 2008, não agregou nem perdeu adeptos no transcorrer dos últimos quatro anos.

A grande revelação da pesquisa é a verificada no cenário onde o PT não apresenta candidato à Prefeitura de Porto Alegre. Mantém-se o empate técnico entre José Fortunati e Manuela D’Ávila. A análise possível, no entanto, e que é a que parece ser a mais adequada, é a de que o PT se tornaria, no caso da prevalência deste cenário, o fiel da balança. Para onde ele pender, penderá também o resultado final da eleição. Caso o PT se alie à Manuela, cedendo a cabeça de chapa e oferecendo apenas um candidato a vice-prefeito, Manuela se tornará a candidata amplamente favorita. Caso o PT se alie a Fortunati, apresentando um candidato a vice-prefeito, Fortunati passará a ser o grande favorito.

Benedito Tadeu César é cientista político, especialista em pesquisas de opinião pública, e professor aposentado da UFRGS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora