Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
6 de outubro de 2011
|
21:28

Em ação mundial, jovens vão acampar na Praça Matriz, em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

Para unir os indignados do mundo que reivindicam uma sociedade realmente democrática, os espanhóis da plataforma Democracia Real Ya estão convocando pessoas do mundo inteiro para participarem do Dia Mundial de Acampamentos em Praças, que acontece no próximo dia 15 de outubro. Em Porto Alegre, o movimento Juntos! está articulando outras entidades e também os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para um ato na Praça da Matriz.

A concentração será a partir das 13 horas, no Monumento do Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção). A marcha seguirá até a Praça da Matriz, onde será montado o acampamento. Segundo a representante do Juntos!, Sayuri Kubo, a estimativa é reunir um bom número de jovens e oferecer uma intensa programação cultural. “Queremos realizar oficinas de grafite, rodas de debate, pocket shows. Acreditamos no engajamento dos estudantes e das entidades. Fizemos um congresso promovido pelo DCE da Ufrgs e pedimos e mobilizamos estudantes de vários cursos”, afirma. O músico Tonho Crocco, que quase foi processado em razão de uma música contra o aumento salarial de deputados, confirmou presença.

Como tudo começou

Em meio à crise econômica e política, em maio deste ano iniciaram uma série de protestos na Espanha, resultado de uma mobilização que começou pela internet e ganhou as ruas de diversas cidades espanholas. O movimento, chamado Democracia Real Já!, iniciou sua mobilização pela plataforma digital de mesmo nome (www.democraciarealya.es). No site, se definem como “desempregados, mal remunerados, subcontratados, precários, jovens”.

O primeiro protesto ocorreu em 15 de maio de 2011, às vésperas das eleições municipais, com uma convocação em cinquenta e oito cidades espanholas. Tratam-se de protestos pacíficos que reivindicam uma mudança na política e na sociedade espanhola. As manifestações continuam acontecendo e em 12 de junho chegou a reunir 200 mil pessoas na Porta do Sol, em Madri.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora