Noticias|Últimas Notícias>Política
|
14 de outubro de 2011
|
17:56

DEM-RS pede perda de mandato de oito políticos que deixaram o partido

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

O DEM-RS vai protocolar na tarde desta sexta-feira (14) no TRE oito ações para de perda de cargo eletivo por infidelidade partidária, contra detentores de mandato – prefeitos e vereadores – que saíram do partido. São seis vereadores e dois prefeitos. As ações têm um pedido de antecipação de tutela, pede-se liminarmente que os detentores dos mandatos sejam imediatamente afastados dos cargos e empossados seus suplentes ou vices.

Segundo o advogado do partido, Adão Paiani, o DEM entende que a troca de partido, no exercício de um mandato, “demonstra uma clara, consciente e inequívoca intenção de alterar, ao sabor das conveniências pessoais, os termos do mandato dado pelos eleitores, bem como o total desrespeito às normas eleitorais”. A sigla diz que vai pedir a perda dos mandatos mesmo que os suplentes ou vices não pertençam ao partido, por entender que a perda de mandato tem caráter “moralizador”.

Os vereadores que saíram do DEM são Cleber Cardoso (PDT), de Cachoeira do Sul, Edu Olivera (PSD) de Livramento, Mario Bala (PMDB), de Vacaria, Antônio Dalla Costa, de Vista Alegre do Prata e Vítor Lopes de Sá, de Itaara. Os prefeitos são Paulino Azevedo (PSD), de Três Forquilhas e Luiz Spazzin (PSD), de Ciríaco.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora