Noticias|Últimas Notícias>Política
|
7 de outubro de 2011
|
19:03

Com Pelé, ministro cobra reinício da reforma no Beira-Rio para Copa

Por
Sul 21
[email protected]
Por Alexandre Lops/SC Internacional
Acompanhado por Pelé, Ministro do Esporte Orlando Silva (d) se reuniu cm a direção do Inter nesta sexta | Foto: Alexandre Lops/SC Internacional

Vivian Virissimo

Ao lado de Pelé, embaixador da Copa do Mundo no Brasil, o ministro do Esporte Orlando Silva esteve nesta sexta-feira em Porto Alegre para discutir o andamento da reforma do estádio Beira-Rio, parada há quatro meses. O ministro defendeu a assinatura imediata do contrato entre Internacional e a construtora Andrade Gutierrez, para que “a FIFA aumente a confiança e a segurança quanto à participação de Porto Alegre” na Copa das Confederações de 2013 e no Mundial de 2014.

“A conversa com a direção do Internacional serviu para conhecer o diagnóstico real da situação. Identificamos que o desafio é a assinatura imediata do contrato com a empresa que vai realizar o empreendimento”, disse o ministro, em coletiva de imprensa após uma reunião com dirigentes do Internacional.

De acordo com o presidente do clube, Giovanni Luigi, o atraso no acordo se deve a impasses jurídicos. “A minuta que a Andrade Gutierrez nos encaminhou está sendo analisada, em fase final. São questões jurídicas, os setores jurídicos acabam discordando”, disse Luigi, que prometeu uma solução final até a próxima semana. Ainda nesta sexta, Luigi anunciou, em comunicado divulgado no site do clube, que uma reunião entre as assessorias jurídicas apresentou “avanços significativos” na elaboração da minuta final do contrato.

Orlando Silva defendeu celeridade no processo. “A assinatura deve acontecer o quanto antes para que a FIFA aumente a confiança e a segurança quanto à participação de Porto Alegre. A FIFA deve tomar uma decisão em poucos dias e a decisão se baseará nas informações colhidas hoje (sexta)”, acrescentou.

Por Alexandre Lops/SC Internacional
Pelé posa para fotos com o diretor de futebol do Inter Fernandão | Foto: Alexandre Lops/SC Internacional

“É impossível o RS ficar fora”, diz Pelé

Para o Rei do Futebol, os “impasses internos” no atraso das obras do Beira Rio serão resolvidos. “É impossível que o Rio Grande do Sul, com a representatividade que tem, não tenha o jogo da Copa das Confederações ou Copa do Mundo”, afirmou Pelé.

As obras de adequação do Beira Rio para os padrões estabelecidos pela FIFA estão paralisadas há quatro meses. Mesmo assim, Pelé afirmou que a situação de Porto Alegre ainda está mais avançada do que no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Eu acho que Porto Alegre é a cidade que está mais adiantada. Aqui nós tivemos oportunidade de conversar com os responsáveis da obra e talvez seja o primeiro estádio a completar o tempo que a FIFA está pedindo e até para a Copa das Confederações”, avaliou Pelé.

O ministro Orlando Silva afirmou que, se a empresa e o clube de futebol não obtiverem um acordo a respeito da minuta do contrato, ele deverá interceder nas negociações. “Espero que hoje (sexta) tenhamos essa notícia positiva, senão na próxima semana, eu próprio vou insistir com a empresa e com o Internacional para a necessidade de chegar a um acordo o mais rápido possível para que a obra possa retomar o seu ritmo regular”, defendeu.

O ministro afastou a possibilidade de que a Arena do Grêmio, que está sendo construída na zona norte de Porto Alegre, substitua o estádio do Inter na realização dos jogos. “A decisão de fazer a Copa do Mundo em Porto Alegre foi da FIFA e a FIFA decidiu que o estádio da Copa é o Beira Rio. Então não há debate outro que não seja a preparação deste estádio que foi escolha da FIFA”, esclareceu.

Atualizado às 16h40


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora