Noticias|Últimas Notícias>Política
|
13 de setembro de 2011
|
09:55

Mobilidade urbana é preocupante em Porto Alegre, dizem deputados

Por
Sul 21
[email protected]
Romário e Popó estiveram em Porto Alegre para o Fórum Legislativo da Copa 2014 e almoçaram com o governador Tarso Genro | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Rachel Duarte

Assim como as demais cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil, em Porto Alegre o tema da mobilidade está entre os mais preocupantes. A avaliação foi feita por deputados federais que estiveram na capital gaúcha nesta segunda-feira (12), para acompanhar o andamento dos preparativos da cidade para o mundial de futebol.

Leia mais:
– Ricardo Teixeira deve satisfação à sociedade, diz Romário

“No powerpoint e nas fotos o Brasil vai fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Mas quando começamos a andar e ver a realidade, é diferente”, alertou o ex-jogador Romário, deputado federal pelo PSB. A mobilidade urbana, assim como nas oito cidades visitadas pela Comissão do Turismo e Desporto da Câmara, foi considerado um tema preocupante em Porto Alegre. “Aqui também não existe obra de mobilidade urbana. Não é só um privilégio dos gaúchos, mas nas oito cidades que estivemos ainda não começaram estas obras. Seguiremos nesta expectativa”, disse Romário.

Para o deputado, porém, o Rio Grande do Sul leva vantagem no quesito acessibilidade. “Aqui eu percebi uma preocupação dos gestores em cumprir o caderno de exigências da Fifa, garantindo uma Copa para todos. Até então eu não tinha visto esse comprometimento”, afirmou.

“A nossa maior preocupação é o legado que a Copa vai deixar. Não é só se preocupar com a construção, com o que vai ter e o que não vai ter, com os gastos públicos e dos clubes, mas também com a acessibilidade e o esporte depois, o que ela vai deixar como inclusão social”, destacou o deputado federal e ex-pugilista Acelino Popó Freitas (PRB).

“Até o final deste ano iremos fazer todas as licitações que envolvem ações e projetos para a Copa. Nenhum investimento será feito sem previsão do pós-Copa”, garantiu o secretário estadual de Esporte, Kalil Sehbe. O secretário destacou as obras necessárias no Aeroporto Salgado Filho e as melhorias programadas em 13 aeroportos regionais, além do projeto de revitalização do Cais do Porto, obras nos estádios da dupla Gre-Nal e a necessidade de investimentos em saúde, segurança pública e sustentabilidade.

A coordenadora do Gabinete de Articulação Institucional da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, disse que todas as obras de mobilidade sob responsabilidade do poder público municipal, entre elas a duplicação da Avenida Tronco, “estarão licitadas ou em fase final de projeto até dezembro”. Ela também anunciou que boa parte das obras já tem projetos apresentados para a Caixa Econômica Federal (CEF), que liberou R$ 524 milhões para Prefeitura. “Tudo estará pronto até 2013”, garantiu.

Danrlei defendeu regime diferenciado de contratações para as obras da Copa | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Ação da PGR é criticada

Na avaliação do deputado federal e ex-goleiro do Grêmio, Danrlei de Deus (PTB), o recente apontamento do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para as licitações das obras compromete ainda mais o ritmo dos preparativos. “Nós temos uma opinião dentro do Congresso de que era um sistema necessário para agilizar logo o começo das obras da Copa do Mundo. Se o governo deu o ‘ok’, precisamos fazer com isto aconteça. Isto não significa que não teremos fiscalização dos investimentos do dinheiro público, mas houve uma modificação para acelerar o processo”, defendeu.

O colega Romário também partilhou da mesma opinião. “Tudo que for negativo daqui pra frente em relação às obras da Copa, em nível de mobilidade urbana ou estádios, implica atraso”, afirmou. “Se a previsão para uma obra de mobilidade urbana é de três anos, e já estamos passando deste prazo, isso vai acarretar em aumento da mão de obra e do custo da obra. Isso fará com o que o dinheiro público seja gasto de forma errada. Poderíamos economizar e destinar este dinheiro que irá ser gasto a mais para as áreas essenciais depois, como saúde e segurança”, argumentou o deputado.

Romário: “O Internacional, que foi escolhido como sede da Copa, tem que acelerar suas obras" | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Disputa entre Grêmio e Inter

O deputado estadual Paulo Odone (PPS), presidente do Grêmio, aproveitou a ocasião para apresentar o projeto da Arena do Grêmio, com capacidade para 60 mil pessoas, que, segundo ele, deverá estar pronta em 30 de novembro de 2012. Também apontou as intervenções necessárias na região onde o estádio está sendo erguido e pediu apoio do parlamentar gremista, Danrlei de Deus. “Assim como os colorados ajudaram na duplicação da Avenida Beira Rio, Manuela D´Ávila e Beto Albuquerque, com emendas parlamentares, tu poderia ajudar. Tem duas emendas paradas para liberação de R$ 20 milhões , cada uma”, sugeriu.

Em contrapartida, a direção do Internacional pediu espaço para a apresentação de um vídeo institucional do clube, uma vez que a escolha do estádio sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 foi o Beira-Rio.

Paulo Odone colocou a futura Arena do Grêmio à disposição, mas, reconheceu a escolha já assinada em contrato com a Fifa pelo estádio do clube rival. O presidente do Inter, Giovani Luigi, salientou que para começar as obras “só falta assinar o contrato”. Segundo ele, a empresa Andrade Gutierrez, construtora responsável pela obra, se comprometeu em devolver a minuta final do projeto ainda esta semana para que o clube possa encaminhar o processo internamente. “Teve uma reunião no Comitê da Fifa e a Andrade Guterres afirmou que irá fazer as obras”, garantiu.

O clima de rivalidade foi constante durante a agenda da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, que também contou com almoço com o governador gaúcho Tarso Genro e uma visita ao estádio Beira-Rio. Na última hora foi também definida pela Comissão uma visita ao estádio Olímpico, para conhecer o projeto da futura Arena.

Na avaliação do deputado federal Romário, “a disputa entre os dois clubes mais tradicionais do Rio Grande do Sul é positiva”, mas ele alertou a direção colorada. “O Internacional, que foi escolhido como sede da Copa, tem que acelerar suas obras, porque o Grêmio vem por fora ai tentando comer um pedacinho deste espaço do Inter”, avisou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora