Noticias|Últimas Notícias>Política
|
29 de setembro de 2011
|
13:57

Comissão da Câmara rejeita projeto de revisão da Lei da Anistia

Por
Sul 21
[email protected]
Comissão da Câmara rejeita projeto de revisão da Lei da Anistia
Comissão da Câmara rejeita projeto de revisão da Lei da Anistia
A deputada Luiz Erundina | Foto: Luiz Alves / Câmara

Da Redação

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara rejeitou nesta quarta-feira (28) o projeto da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) que previa a revisão da Lei de Anistia. O texto abria a possibilidade de julgamentos de agentes do Estado responsáveis por tortura, desaparecimentos e mortes de militantes de esquerda que se opuseram ao regime ditatorial.

A comissão adiou a apreciação do projeto quatro vezes e a votação só ocorreu após a aprovação da Comissão da Verdade, na semana passada. O adiamento da votação ocorreu devido ao temor de que o projeto de Erundina pudesse acirrar os ânimos entre defensores dos direitos humanos e os contrários a alterar a interpretação da Lei de Anistia, e que esse clima contaminasse a votação da Comissão da Verdade.

No momento da votação ontem, 12 deputados concordaram com o parecer do deputado Hugo Napoleão (DEM-PI), contrário ao texto de Erundina. Entre eles, parlamentares com histórico de luta contra o regime militar, como Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Alfredo Sirkis (PV-RJ), que atuou na luta armada. Também votaram contra o texto de ErundinaHenrique Fontana (PT-RS), Jair Bolsonaro (PP-RJ), Mendes Thame (PSDB-SP) e Jaqueline Roriz (PMN-DF).

Erundina defendeu que o Congresso Nacional é independente para votar nova interpretação da Lei da Anistia. “A atual lei não se deu em bases de igualdade. Ainda estávamos em plena ditadura. Uma nova Lei da Anistia é um atendimento a uma sentença da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que julgou o governo brasileiro responsável por desaparecimentos na Guerrilha do Araguaia”, falou Erundina.

A parlamentar aproveitou a ocasião para criticar a aprovação da Comissão da Verdade. “Esse texto não permitirá apurar tudo. Será uma meia Comissão da Verdade”.

Com informações de O Globo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora