Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
29 de setembro de 2011
|
18:14

Celso Amorim anuncia saída de 257 militares brasileiros do Haiti

Por
Sul 21
[email protected]
Celso Amorim anuncia saída de 257 militares brasileiros do Haiti
Celso Amorim anuncia saída de 257 militares brasileiros do Haiti
Celso Amorim | Foto: Wilson Dias/ABr
Celso Amorim: "Não devemos nos eternizar no Haiti, mas também não vamos sair de maneira irresponsável" | Foto: Wilson Dias/ABr

Da Redação

O Brasil deverá começar a retirar, a partir de março de 2012, 257 militares que estão na missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Em outubro, segundo ele, a ONU deverá aprovar a retirada de 1,6 mil pessoas que atuam na missão.

A maior parte dos militares que deverá deixar a ilha chegou ao Haiti depois do terremoto que devastou o país em 2010, para dar reforço aos que já atuavam na pacificação. Amorim explicou que o Brasil será o país que menos reduzirá seu efetivo no Haiti – que atualmente varia entre 2,2 mil e 2,3 mil militares.

O mandato brasileiro como chefe da missão também passará por votação para ser renovado. Para o ministro, a saída das forças de paz deverá ocorrer gradualmente. “Não devemos e não queremos nos eternizar no Haiti, mas também não vamos sair de maneira irresponsável”, informou o ministro.

Entre o efetivo brasileiro que deixará o Haiti, não devem estar militares do batalhão de engenharia. Eles têm atuado na reconstrução de pontes, poços artesianos, produção de energia, entre outras obras emergenciais.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora