Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
10 de agosto de 2011
|
17:36

Cachoeira do Sul comemora expansão da UFSM para o município

Por
Sul 21
[email protected]
Manifestações em Cachoeira do Sul se intensificaram nos últimos meses | Foto: Màu Souza/Divulgação

Daniel Cassol

O governo federal deve confirmar no próximo dia 16 a expansão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o município de Cachoeira do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. Autoridades locais foram convidadas para uma cerimônia com a presidenta Dilma Rousseff na próxima terça-feira, às 11h, em Brasíila. Em Cachoeira, o clima é de festa pela conquista que vem sendo perseguida há cerca de dois anos.

Leia mais:
– Cachoeira do Sul se mobiliza por campus da UFSM na cidade

A informação chegou a Cachoeira do Sul depois que o prefeito Sergio Ghignatti (PMDB) e a vereadora Mariana Carlos (PT) receberam convites para a solenidade, na próxima semana, na qual o governo federal vai anunciar a expansão de institutos e universidades federais. Segundo a Rádio Fandango, a cidade festejou o anúncio até mesmo com um foguetório na praça central.

A assessoria de imprensa do Ministério da Educação não deu detalhes do anúncio, que apresentará uma segunda fase do processo de expansão da rede de universidades e institutos federais tecnológicos, além da criação de novas unidades em todo o Brasil. A UFSM já conta com dois campi avançados em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, na região norte do Rio Grande do Sul.

“Depois da autorização da expansão pelo governo, há um segundo passo que é garantir a aprovação pelo Conselho Universitário da UFSM”, afirma a vereadora petista. Caberá à universidade decidir se cria, em Cachoeira, os cursos de licenciatura em Matemática e Física e de bacharelado em Ciência e Tecnologia.

Inicialmente, a UFSM funcionaria em uma escola que seria alugada em Cachoeira, até a construção de um prédio próprio em um terreno cedido pela prefeitura. A confirmação da expansão coroa um movimento que começou com lideranças políticas e empresariais do município, há cerca de dois anos, e se intensificou nos últimos meses com manifestações de estudantes.

“A proposta da UFSM é um dos projetos educacionais mais importantes do Sul do Brasil. Só em Cachoeira do Sul terá um curso de Ciência e Tecnologia, o que vai impulsionar o desenvolvimento da região”, comemora Mariana.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora