Notícias em geral
|
25 de julho de 2011
|
23:50

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
MAIS FATOS & MAIS FOTOS
MAIS FATOS & MAIS FOTOS
arapiraca
No lançamento do Brasil Sem Miséria, Dilma recebe camiseta do ASA de Arapiraca (Roberto Stuckert Filho/PR)

E se Arapiraca for campeão?

A presidenta Dilma Rousseff escolheu o município de Arapiraca, no agreste de Alagoas, para fazer lançamento regional do Brasil Sem Miséria. Recebeu do prefeito da cidade, Luciano Barbosa, uma camiseta do ASA de Arapiraca, clube de futebol local. Na canção “E Se”, de Chico Buarque, o termo Arapiraca ficou consagrado sinônimo de time ruim. “E se o Arapiraca for campeão?”, diz trecho da canção. Hoje, o ASA já está na Série B do Campeonato Brasileiro e é o maior vencedor do futebol alagoano no século XXI, com cinco campeonatos estaduais conquistados. No Nordeste, se encontram 9,6 milhões dos 16 milhões que a presidenta Dilma promete tirar da miséria, ou 60% dos brasileiros extremamente pobres. Se esta façanha ocorrer, aí sim a música de Chico não fará mais sentido de uma vez por todas. O Arapiraca e todo o interior nordestino será campeão. 

E o Estado laico…

A solenidade de instalação da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) na prefeitura de Porto Alegre terminou nesta segunda-feira (25) com uma oração coletiva. Um pastor exaltou a criação da secretaria, desejou votos de sucesso aos executores do projeto e conclamou os presentes a, de mãos dadas, rezar para abençoar o projeto.

“Tu diz isso pra todas”

Durante lançamento do Plano Safra 2011-2012 do governo gaúcho, a prefeita do município de Sério, Dolores Kunzler, falou que a escolha da pequena cidade para o ato solene com o governador Tarso Genro foi uma compensação pela ausência de Tarso em uma festa típica da cidade. Ela disse que ao receber do governador o aviso da escolha do município para o lançamento, ela disse: “duvido que ele venha. Ele diz isso para todos”. Ao tomar o microfone, Tarso fez uma comparação nostálgica. “A prefeita me lembrou o meu começo de namoro com a Sandra. Eu queria pegar na mão dela, que era o máximo para época, e ela disse que não. Pedi que era só um pouquinho, porque gostava muito dela e ela me disse: ‘Tu diz isso para todas’”, contou o governador, casado há 43 anos. “O meu tempo de casado mostra que eu costumo honrar os meus compromissos”, valorizou-se.

Censura Prévia I

A exibição da película A Serbian Film – Terror Sem Limites foi vetado do RioFan – Festival de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro pela Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento. Conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa da Caixa, o banco “entende que a arte deve ter o limite da imaginação do artista, porém nem todo produto criativo cabe de forma irrestrita em suporte ou lugar”. O motivo são as cenas do longa-metragem que mostram explicitamente violência sexual contra mulheres e menores de idade. Em sua defesa, a produção do RioFan esclareceu: “Todas as cenas em questão são obviamente sugeridas e orquestradas por uma montagem que as integra numa narrativa dramática e séria cujo intuito é claramente denunciar a crise moral que se abateu sobre o país [Sérvia] após a sangrenta guerra vivida na década de 1990, momento em que vidas humanas eram descartadas sem o menor pudor”.

Censura Prévia II

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) se juntou à organização do Rio Fan e emitiu uma nota de repúdio ao veto à produção. “A responsabilidade sobre programação e observação à classificação etária de filmes apresentados num festival de cinema é da organização do evento, devendo a ela serem dirigidas eventuais questões controversas, sem, para isso, ser utilizado o ato de censura prévia (inexistente no país) a um determinado trabalho artístico”, diz trecho da nota.

Divulgação
Dylan: comparado a Jay Z por seu próprio neto (Foto: Divulgação)

Do folk ao rap

“Bob Dylan foi o Jay-Z de seu tempo”. A frase não foi dita por um crítico musical especialmente criativo, mas sim por Pablo Dylan, neto do cantor, que está lançando sua carreira como rapper. Pablo está divulgando sua primeira gravação pela internet, e garante que foi muito influenciado pelo avô do ponto de vista musical e pessoal. “Aprendi muito com ele, ouvindo seus discos. Ele tem um legado que muitos gostariam de alcançar”, diz o rapper de meros 15 anos de idade, acrescentando que seu avô tem demonstrado “forte apoio” a sua carreira artística. Pode parecer surpreendente, mas a ligação do ícone folk com o rap não é exatamente inédita: Bob Dylan participou em 1986 de uma gravação de Kurtis Blow, um dos pioneiros do estilo, e fez menções elogiosas ao grupo Public Enemy em seu livro de memórias.

Audiência debate distribuição de medicamento para tratamento de câncer

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul realiza nesta terça (26), às 14h, uma audiência de conciliação entre o estado do RS, a União, a Defensoria Pública e hospitais gaúchos que tratam pacientes com câncer de mama. O objetivo é promover uma discussão para definir a melhor maneira de realizar a inclusão do medicamento Herceptin (transtuzumab) na lista do Sistema Único de Saúde (SUS). O Herceptin é um medicamento indicado para pacientes que sofrem de câncer de mama e não é distribuído gratuitamente pelo SUS. O fornecimento gratuito da droga foi pedido pela Defensoria Pública da União através de uma ação civil pública ajuizada na Justiça Federal. Após conceder liminar determinando que o estado do RS disponibilizasse o medicamento na rede pública, o juiz Altair Antônio Gregório repassou o processo para o Sistema de Conciliação da Justiça Federal para que as entidades possam chegar à melhor maneira de oferecer o Herceptin sem prejudicar o fornecimento de outros remédios pelo SUS. Estarão presentes à audiência representantes dos hospitais São Lucas da PUCRS, Conceição, Fêmina, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Santa Casa. Os municípios que oferecem tratamento oncológico também mandarão representantes.

Pelo fim dos paraísos fiscais

Mais de 50 organizações em todo o mundo se unem em campanha para pedir aos líderes do G-20 o “Fim aos Paraísos Fiscais”. Entre elas está o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), responsável pela campanha no Brasil. As organizações exigem que os governos adotem medidas para requerer que empresas publiquem o lucro verdadeiro que obtêm e que paguem os impostos devidos, deixando de usar os artifícios que ajudem na sonegação. O objetivo principal da articulação mundial é conseguir grande número de assinaturas em todo o mundo para serem entregues em reunião do G-20 que será realizada em novembro, a fim de que os paraísos fiscais entrem na pauta do encontro. Uma tarefa digna de Dom Quixote. Em todo o caso, é possível subscrever o abaixo-assinado no site do movimento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora