Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
25 de julho de 2011
|
14:39

Acusado de terrorismo, norueguês ficará preso oito semanas

Por
Sul 21
[email protected]
Anders Breivik chega para depoimento nesta segunda, na Noruega | Foto: Reprodução/Aftenposten

Da Redação
Atualizada às 15h52

O juiz norueguês Kim Heger anunciou nesta segunda-feira (25) que Anders Behring Breivik, autor de dois ataques que mataram 76 pessoas na última sexta (a polícia do país revisou para baixo o número de vítimas), foi acusado formalmente de terrorismo e ficará preso preventivamente pelas próximas oito semanas, conforme a legislação da Noruega. O terrorista depôs na Justiça e, apesar de ter confessado ser autor dos ataques, negou se declarar culpado perante o tribunal.

A audiência ocorreu a portas fechadas na manhã desta segunda, em Oslo. Segundo o juiz, Anders Breivik admitiu ter realizado os ataques, mas se recusou a assumir responsabilidade criminal com o argumento de que as mortes eram necessárias para evitar que a Europa fosse dominada por muçulmanos e pelo que chamou de “marxismo cultural”. O norueguês de 32 anos disse ainda que quis provocar a maior perda possível ao governista Partido Trabalhista, sigla do atual governo.

Fundamentalista cristão e militante de ultradireita, Breivik atacou a tiros um encontro de jovens do Partido Trabalhista na última sexta, matando 86 pessoas. Cerca de duas horas antes, uma bomba explodiu contra prédios do governo da Noruega na capital, Oslo. Breivik admitiu ter agido sozinho nos dois atentados, mas a polícia investiga a participação de outros suspeitos.

Autor de um “manifesto” de 1,5 mil páginas na internet, no qual colou textos extremistas, falou sobre a “invasão islâmica” na Europa e contou detalhes da preparação dos atentados, Breivik queria que a audiência fosse transmitida ao vivo, transformando-a em palco para sua pregação terrorista. O manifesto em questão indica que o atentado era planejado desde outubro do ano passado.

Com informações de agências internacionais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora