Notícias em geral
|
6 de junho de 2011
|
23:58

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]

afro
(Foto: Luiz Alves/Ag. Câmara)

Dia da África

O plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, assistiu nesta segunda-feira (6) manifestações de religiões afro-brasileiras, com direito a toques de atabaque e roupas peculiares. O motivo foi a realização de sessão solene em homenagem ao Dia da África, que é comemorado em 25 de maio, data em que foi criada, em 1963, a Organização da Unidade Africana, desde 2009 denominada União Africana. Além do clima de festejo, a sessão foi marcada por críticas à intervenção militar na Líbia. O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), um dos autores do requerimento para a realização da sessão, lembrou que a busca por solução pacífica e negociada para os conflitos está prevista na Constituição brasileira. O embaixador do Zimbábue, Thomas Sukutai Byuma, em nome do grupo de chefes de missões africanas, lamentou que a soberania e o povo da Líbia estejam sendo bombardeados por forças estrangeiras. “A União Africana quer um cessar fogo e o Brasil tem respeitado isso. O Brasil é parceiro dos povos africanos”, declarou.

CPI do Palocci

A senadora Ana Amélia (PP/RS) assinou na tarde desta segunda-feira (6), o pedido de instalação de CPI (Comissão Parlamentar Mista) para investigar o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. A assinatura ocorreu logo depois da parlamentar anunciar a decisão em pronunciamento na tribuna. “Estava aguardando a manifestação da Procuradoria-Geral da República e como o procurador tem retardado essas informações e, nas entrevistas, o ministro Palocci, na minha avaliação, não foi suficientemente esclarecedor das dúvidas que continuam pairando, estou assinando a CPI para as investigações”, disse a senadora.

Internet em alta

Pesquisa realizada pela Oriella PR Network revela que o jornalismo online está no mesmo patamar que o impresso em audiência, segundo o que pensam os próprios jornalistas brasileiros. A pesquisa ouviu 500 jornalistas (84 deles, brasileiros) em 15 países. Pela primeira vez, em quatro anos de pesquisa, os jornalistas de todo o mundo consideraram que a internet tem mais audiência que o impresso e a radiodifusão. No Brasil, é a primeira vez que jornalismo online e impresso se equiparam, ambos ficaram empatados casa dos 34% como meio de comunicação de maior audiência. Em 2010, 41,7% dos jornalistas brasileiros haviam considerado que o jornalismo impresso tinha maior repercussão.

trensurb
Humberto Kasper assume o comando da Trensurb (Foto: Divulgação)

Trensurb

A Trensurb passou a ter novo diretor-presidente nesta segunda-feira (06). Marco Arildo Prates da Cunha passou o cargo para Humberto Kasper, em solenidade no auditório da empresa, no Bairro Humaitá, em Porto Alegre. Marco Arildo, 57 anos, advogado formado pela Universidade Ritter dos Reis, metroviário desde 1984, desliga-se da presidência da Trensurb depois de permanecer no cargo por sete anos: de 1º de junho de 2004 até o dia 31 de maio de 2011. O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas o presidente da ALRS, deputado Adão Villaverde, o presidente da Câmara dos Deputados e ex-diretor-presidente da Trensurb, Marco Maia, e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.

Anti-semitismo

O bar Comedians, onde o humorista Danilo Gentili apresenta o seu stand-up comedy em São Paulo, foi atacado por pichadores no final de semana. As frases escritas tinham teor referente a questões judaicas. Gentili havia feito uma piada sobre os judeus no dia 12 de maio. Na ocasião, ao comentar a desistência do governo de São Paulo em fazer uma estação do metrô na Avenida Angélica, ele fez uma piada sobre o fato da região concentrar um  grande número de judeus.”Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que eles chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz”, disse. A piadinha provocou reações imediatas na comunidade judaica que podem ter culminado no gesto deste fim de semana.

Dilma e Chávez

Às voltas com o Caso Palocci, Dilma Rousseff teve um dia mais descontraído nesta segunda-feira (6). Ao lado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sorriu em entrevista coletiva e ao receber crianças de uma escola pública do Distrito Federal. Houve também o momento saia justa, em que Chávez cumprimenta Antonio Palocci, e não fica claro se a presidenta Dilma tenta escapar da foto que seu fotógrafo oficial Roberto Stuckert Filho fazia – momento que foi registrado por outro fotógrafo, Antonio Cruz, da Agência Brasil, e descrito pelo jornalista Lucas Figueiredo em seu blog.

chavez palocci
Chavez e Palocci. Dilma tenta escapar da foto? (Foto: Antonio Cruz/ABr)
chavez dilma crianças 2
Dilma abraça garotinho e esquece Palocci (Foto: Roberto stuckert Filho/PR)
Dilma e Chavez se divertem com a criançada (Foto: Roberto stuckert Filho/PR)
chavez dilma coletiva
Os dois chefes-de-estado sorridentes, em entrevista coletiva (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
chavez dilma
Dilma cumprimenta a filha de Chávez, Rosa Virginia (Foto: Roberto stuckert Filho/PR)

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora