Notícias em geral
|
31 de maio de 2011
|
23:31

Os vídeos da Legalidade

Por
Sul 21
[email protected]
Rio Grande do Sul resiste ao golpe em 1961 - Foto: reprodução do documentário sobre a Legalidade / PDT

Nubia Silveira

Todos os momentos da Legalidade foram documentados por cinegrafistas de televisão e de cinema. Naquela época, mais famosos que os telejornais eram os cinejornais. Os cinegrafistas também eram repórteres. Ao mesmo tempo em que faziam as imagens, iam anotando as informações. A vida deles não era nada fácil. Em 1961, não havia videotape, que permite corrigir erros cometidos. As imagens e sons eram gravados em filmes. Odilon Lopes, que era cinegrafista da então TV Gaúcha, hoje RBS TV, conta em seu depoimento que eram usados filmes 16mm, preto e branco, negativo. Eles eram acondicionados em latas. Cada lata continua um rolo de 100 pés de filme — cerca de dois minutos e meio de imagens. O cinegrafista precisava acertar nas luzes e no áudio para não perder o trabalho. Depois de revelados, os filmes eram vistos numa moviola. O editor escolhia os takes que comporiam a matéria a ser exibida.

Odilon também lembra que não era fácil carregar toda aquela tralha – filmadoras pesadas, latas, muitas latas de filme, luzes, tripés e mais blocos para anotar o que se passava além da imagem. Muitos filmes, como os do próprio Odilon, não estão mais disponíveis. Outros, como os da TV Tupi, dos Diários e Emissoras Associados, de Assis Chateaubriand, estão guardados em filmotecas. Alguns foram recuperados e utilizados em documentários. Os cineastas Sílvio Tendler (“Jango”) e Tabajara Ruas (“Brizola — Tempos de Luta”) são dois dos que se preocuparam em contar a história brasileira, recuperando fotos e filmes.

Veja aqui vídeos que contam um pouco da história do Brasil e dos fatos que levaram à Legalidade. Com Lourdes Rodrigues aprenda a cantar o Hino da Legalidade, composto por Paulo César Peréio e Lara de Lemos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora