Notícias em geral
|
26 de maio de 2011
|
21:06

História da UFRGS promove seminário sobre 50 anos da Legalidade

Por
Sul 21
[email protected]
Brizola inspeciona os pontos de defesa do Palácio Piratini - Foto: Acervo Fotográfico do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Lorena Paim

O Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promove, nos dias 31 de maio (terça próxima) e 1º de junho, o seminário O Cinqüentenário do Movimento da Legalidade (1961-2011): a trajetória política de Leonel Brizola e de João Goulart. O local é o prédio 43322 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade, no Campus do Vale, em Porto Alegre. Inscrições e informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3308- 6631.

De acordo com a programação, o objetivo é inserir o movimento liderado por Brizola numa cadeia mais ampla de acontecimentos, que culminou na ditadura, implantada em 1964. O seminário vai apresentar relatos de participantes dos acontecimentos de 1961, além de documentários e pesquisas acadêmicas sobre a trajetória política de Leonel Brizola e de João Goulart.

Programação
Dia 31/05/11
14h — Lançamento da Exposição — O Movimento da Legalidade (Galeria Olho Nu)
14h15 — Apresentação do Documentário João Sem Terra, dirigido por Tereza Noll Trindade
16h — Mesa-Redonda 1 — A questão da terra no governo Brizola (Debate sobre o documentário). Marluza Marques Harres (Unisinos), Teresa Noll Trindade (USP).
19h — Mesa-Redonda 2 — O Movimento da Legalidade por alguns de seus protagonistas. Almoré Zoch Cavalheiro (Ex-sargento, deputado estadual PTB/RS em 1962). Cap. José Wilson da Silva (Presidente da AMPLA — Associação de Defesa dos Direitos e Pró-Anistia Ampla dos Atingidos por Atos Institucionais)

Dia 1°/6/11
9h — Apresentação do documentário Jango em Três Atos, dirigido por Deraldo Goulart
10h — Mesa-Redonda 3 — Brizola e Jango no Exílio. Carla Simone Rodeghero (UFRGS) e Christopher Goulart (Instituto João Goulart)
14h — Mesa-Redonda 4 — Brizola: governador do Rio Grande do Sul — Brizola: governador do Rio de Janeiro. Mercedes Cánepa (UFRGS) e João Trajano de Sento-Sé (UERJ)

Sobre os participantes:

Almoré Zoch Cavalheiro — Ex-sargento, deputado estadual, eleito em 1962 pelo PTB-RS. Não pôde assumir o mandato. Sua trajetória é representativa do desejo de participação política que os subalternos das Forças Armadas manifestaram, no início dos anos 60.

Cap. José Wilson da Silva — Como tenente, tomou parte da mobilização política de militares nacionalistas entre o movimento da Legalidade e o golpe de 1964. Com o golpe de 1964, partiu para o exílio, no Uruguai, estando próximo de Leonel Brizola. Participa, desde 1979, da Ampla — Associação de Defesa dos Direitos e Pró-Anistia Ampla dos Atingidos por Atos Institucionais.

Marluza Marques Harres — É professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos. Autora da tese Conflito e conciliação no processo de reforma agrária do Banhado do Colégio, Camaquã, Rio Grande do Sul, defendida na UFRGS.

Teresa Noll Trindade — Tem graduação em Realizações Visuais pela Unisinos, Curso de Realização de Documentário, na Escuela Internacional de Cine y TV, San Antonio de Los Bagnos, Cuba (2009), e Mestrado em Multimeios pela Unicamp (2009-2011). Dirigiu o documentário João Sem Terra, lançado em 2010.

Carla Simone Rodeghero — Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem se dedicado à pesquisa e orientação de temas como anticomunismo, regime militar, anistia, historiografia e memória. É autora dos livros O diabo é vermelho: imaginário anticomunista e Igreja Católica no Rio Grande do Sul (1945-1964), publicado pela Editora da UPF, e Capítulos da Guerra Fria: o anticomunismo brasileiro sob o olhar norte-americano, publicado pela Editora da UFRGS.

Christopher Goulart — Advogado, neto do ex-presidente João Goulart, diretor do Instituto João Goulart. Faz parte da comissão nomeada pelo governador Tarso Genro para organizar os eventos relativos ao Cinquentenário do Movimento da Legalidade.

Mercedes Canepa
— É professora de Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas pesquisas têm ênfase em instituições políticas comparadas, comportamento político-eleitoral e políticas públicas. É autora do livro Partidos e Representação Política: a articulação dos níveis estadual e nacional no Rio Grande do Sul (1945-1965).

João Trajano de Sento-Sé — É professor de Ciência Política na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política. É autor do livro Brizolismo. Estetização da Política e Carisma, publicado pela Editora da FGV.

Com informações de Núcleo de Pesquisas em História da UFRGS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora