Notícias
|
20 de abril de 2011
|
02:31

Aos trancos, Inter faz o mínimo e segue na Libertadores: 2 x 0 no Emelec

Por
Sul 21
[email protected]

Milton Ribeiro

Sóbis comemora o gol do alívio - Ramiro Furquim/Sul21

Uma das primeiras noites frias de 2011 serviu de palco para a partida final do Internacional na fase classificatória da Copa Libertadores da América. O jogo era contra o equatoriano Emelec, um daqueles times médios que por vezes complicam equipes de futebol vacilante. Contra tal adversário, o Inter foi dar seus primeiros passos com Falcão. Parecia um atropelado grave que tentava voltar a caminhar após meses de recuperação na UTI. Ainda desacostumado com as muletas e com o corrimão, entrou em campo meio desconfiado, com medo que os fisioterapeutas rissem de suas débeis tentativas. Para quem estava no estádio ficou uma certeza: o médico Falcão está realmente operando o time colorado, pois o gênero de confusão apresentada é totalmente diferente daquela da fase Roth. É também ruindade, mas é de outro tipo.

No time de Falcão, vemos dois atacantes — aleluia! — , um D`Alessandro fora de seu habitat, um Andrezinho que parece um maestro, uma defesa mais firme, duas linhas europeias de quatro jogadores, um Nei sem arroubos — que bom! — e a saudável colocação de Índio e Zé Roberto no banco de reservas. A receita de Falcão sabe melhor, exala uma fragrância púbere que parece promissora em contraposição ao futebol inexorável da terceira idade de Roth,

Ramiro Furquim/Sul21

Mesmo assim, trôpego e com medo, o gol colorado quase saiu no primeiro minuto de jogo quando Andrezinho cobrou falta na área e Rodrigo dividiu a bola com o incerto goleiro Klimovicz. Então, a bagunça tomou conta da equipe e do coração colorado nas arquibancadas. Em meio a uma marcação furiosa dos equatorianos – à qual o Inter respondia com um festival de passes errados – , o Emelec experimentou aspirações de cometer um crime no Beira-Rio. Ao final do primeiro tempo, a falta de inspiração do Inter, aliada ao pouco futebol do Emelec, fez com que este preocupado comentarista procurasse um sorveteiro para comer um Chicabom.

Após o picolé e um suquinho, vimos o time do Inter voltar a campo sob os urros de uma torcida que desejava ganhar no grito, já que no futebol estava complicado. Aos 6min do segundo tempo e após vários erros de passes, D’Alessandro fez um cruzamento perfeito para Leandro Damião, que escorou de cabeça para Rafael Sóbis testar com força. O bondoso Klimovicz se atirou na bola como um homem que dá manotaços de afogado. Aquilo alegrou Falcão no banco de reservas. 1 x 0.

Após o primeiro gol vermelho, o Emelec – sabendo que um empate lhe bastaria para a classificação, já que o Jaguares perdia para o Jorge Wilstermann – demonstrava ímpetos mais realísticos de ir ao ataque, mas, coitado, faltava-lhe aquela mínima malemolência para a prática do esporte bretão. Nenhuma bola ameaçava o gol de Renan.

Ramiro Furquim/Sul21

Então, o time colorado foi se ajeitando e passou a fustigar com seu futebol arte — arte mais ou menos marcial, mas ainda assim arte, ora. Damião perdeu dois gols incríveis, porém, aos 38min, após Cavenaghi dar de presente um gol para Guiñazu perdê-lo, o rebote sobrou para Leandro Damião. O atacante não precisou de muito esforço para confirmar a vitória e a liderança do clube gaúcho, na segunda vitória com Falcão no comando técnico.

Assim, com o mínimo necessário e esperando que “dê liga” logo, Falcão vai indo adiante.

Com o resultado, o Inter fica com o primeiro lugar do Grupo 6 e a posição de terceiro melhor primeiro lugar da competição. Uma boa posição.

Classificação final do Grupo 6:

1. Inter, 13 pts;
2. Jaguares, 9 pts;
3. Emelec, 8 pts e
4. Jorge Wilstermann, 4 pts.

INTERNACIONAL 2 X 0 EMELEC

Internacional (2): Renan, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho e D’Alessandro; Rafael Sobis (Cavenaghi) e Leandro Damião (Zé Roberto). T: Paulo Roberto Falcão.

Emelec (0): Javier Klimowicz, Carlos Quiñónez (Valência), Pedro Quiñónez, Gabriel Achilier e Óscar Baguí; José Quiñónez, Fernando Gaibor (Strahman), Quiróz e Fernando Gimenez; Cristian Menéndez e Walter Iza (Caicedo). T: Omar “El Turco” Asad

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 19/04/2011
Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia). Auxiliares: Eduardo Díaz (Colômbia) e Rafael Rivas (Colômbia).
Gols: Rafael Sobis, aos sete, e Leandro Damião, aos 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Achilier, Menéndez (Emelec); Leandro Damião, Kleber (Inter).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora